Nação iraniana resistirá aos complôs dos EUA, afirma Hassan Rouhani, presidente do Irã

Presidente iraniano, Hassan Rouhani.Presidente iraniano, Hassan Rouhani.
Presidente iraniano, Hassan Rouhani.

Presidente iraniano, Hassan Rouhani.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, declarou na quarta-feira (16/05/2018) que Teerã não se renderá à pressão, sanções e nem mesmo a ameaças de guerra dos EUA, informou a agência de notícias estatal iraniana ISNA.

A declaração foi proferida em meio a crescentes tensões entre os dois países depois da decisão de Donald Trump de se retirar do acordo nuclear iraniano.

“Eles pensam que podem fazer a nação iraniana se render pressionando o Irã com sanções e até mesmo com ameaças de guerra […] A nação iraniana resistirá aos complôs dos EUA”, disse Rouhani citado pela ISNA.O presidente Donald Trump anunciou a retirada dos EUA do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, sigla em inglês) na terça-feira passada (8), e delineou planos para voltar a impor as sanções ao Irã, que foram suspensas como parte do acordo. No entanto, outros signatários do JCPOA criticaram a decisão de Trump de se retirar unilateralmente.

O JCPOA – assinado pelo Irã, pelo grupo P5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) e pela União Europeia em 2015 – exige que Teerã mantenha um programa nuclear pacífico em troca de sanções. O Irã está em total conformidade com os termos do JCPOA, conforme verificado em 11 relatórios de inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica divulgados desde o início do acordo.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]