Músico ilheense Daniel Neto é selecionado para o 8º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana

Músico ilheense Daniel Neto é selecionado para o 8º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana.

Músico ilheense Daniel Neto é selecionado para o 8º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana.

O compositor e instrumentista Daniel Neto é um dos selecionados para a grande final da 8ª edição do Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana, evento que tem o objetivo de valorizar, incentivar e premiar os mestres da sanfona, símbolos de resistência da cultura nordestina. O festival acontece a partir das 18h30 desta quarta-feira (23/05/2018), no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), com entrada gratuita.

A expectativa pela participação de Daniel Neto é grande. Em 2012 ele foi um dos grandes premiados no Festival, conquistando os prêmios de Júri Popular, 2o lugar na categoria Sanfona Acima de 8 Baixos e Menção Honrosa do Júri Técnico do 5º Festival de Sanfoneiros. Desde então, vem se firmando como acordeonista, arranjador e compositor. Formou-se em Composição pela UFBA, conquistou, o Prêmio de Melhor Música Instrumental no Troféu Caymmi e, com a Quadrilha Junina Asa Branca, o 1º lugar no 8º Concurso Nacional de Quadrilhas e nos concursos promovidos pelas cidades de Dias D’Ávila e Lauro de Freitas, 2º lugar no 5º Campeonato Estadual Bahiatursa e o 3º lugar no Arraiá do Galinho.

Daniel também participou de diversos conjuntos musicais, como Zefa di Zeca, Xiboquinha, Duo Traz a Presença e EstOutros, atuou como músico dos espetáculos teatrais Labirintos, Na Outra Margem e Alice no Sertão das Maravilhas, fez pesquisas musicais pela América Latina e Itália e se apresentou ao lado de artistas, como Luis Caldas, Saulo Fernandes, Magary Lord e Juliana Leite. Atualmente, integra as bandas Toco Y Me Voy e Grupo Casa Verde.

O Festival

Realizado pela UEFS através do seu Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), o Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana tem se consolidado como uma ação cultural de resgate, valorização e preservação da cultura nordestina através da figura do sanfoneiro. Nesta 8a edição contará com representantes dos municípios de Coração de Maria, Alagoinhas, Santanópolis, Itaberaba, Salvador, Juazeiro do Norte, Fortaleza, além das apresentações do Coral da UEFS, show de recepção com Dr. Edy, show de abertura com a banda Forró Nóis 3 e show de encerramento com o forrozeiro Targino Gondim. Pela tarde, também no Auditório Central, serão realizadas duas oficinas: de forró e de acordeon infantil.

Agenda

Quando: quarta-feira (23/05), às 18h30

Onde: Centro Universitário de Cultura e Arte (Rua Conselheiro Franco, 66, Centro – Feira de Santana)

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]