Mostra Orixás da Bahia bate recorde de público com 2.500 visitas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Exposição Orixás da Bahia.
Exposição Orixás da Bahia.
Exposição Orixás da Bahia.
Exposição Orixás da Bahia.

Aberta em janeiro deste ano, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a exposição Orixás da Bahia segue em cartaz no Espaço Cultural da Barroquinha, equipamento gerido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador.

No último domingo (13/05/2018), a mostra ultrapassou a marca de 2.500 visitas, de diversas idades, classes, lugares e crenças. A exposição Orixás da Bahia fica aberta à visitação gratuita de quarta a domingo, das 14 às 19 horas, até dia 30 de junho.

Orixás da Bahia

Orixás da Bahia é uma exposição com 16 estátuas em tamanho natural de divindades africanas, esculpidas em papel marchê pelo artista plástico Alecy Azevedo (in memorian), criada em 1973 por D. Elyette Magalhães (in memorian). As obras integram o acervo do Museu da Cidade, expostas na Galeria Juarez Paraíso, Espaço Cultural da Barroquinha. A curadoria tem assinatura do artista visual, cenógrafo, aderecista e figurinista, Maurício Martins, com consultoria religiosa de membros do Terreiro do Gantois, cuja Iyalorixá Mãe Menininha (in memoriam) foi responsável por vestir os 16 orixás, na década de 1980. O cenário projetado visa promover um diálogo entre elementos da ancestralidade e da contemporaneidade. Para recuperar as roupas (figurinos) e os adereços que vestem as esculturas de Alecy, Martins conta com a coordenação de Jane Palma e das costureiras Joselita França, Alzedite Santos, Clara Guedes e Regina Celia Santos.

A exposição Orixás da Bahia fica aberta à visitação gratuita de quarta a domingo, das 14 às 19h, até dia 30 de junho.

Agenda

Visitação: quarta a domingo, das 14 às 19 horas

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]