Micareta se torna Patrimônio Cultural Imaterial de Feira de Santana

Circuito da Micareta de Feira de Santana.
Circuito da Micareta de Feira de Santana.

Com mais de oito décadas de existência, a Micareta virou Patrimônio Cultural Imaterial de Feira de Santana. O projeto de Lei, autoria do vereador João dos Santos (João Bililiu), foi sancionado na última quinta-feira (17/05/2018), pelo prefeito Colbert Martins Filho.

Patrimônio Cultural Imaterial é um conjunto de práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN).

Uma festa eterna, diz vereador

A Micareta é uma manifestação popular e coletiva enraizada na cultura de Feira de Santana há quase quatro gerações. E, mesmo não correndo o risco de desaparecer, diz o vereador João dos Santos, “a condição de patrimônio imaterial a eterniza”.

“É uma festa que está muito, mas muito maior do que aquela imaginada por aqueles jovens pioneiros e idealizadores. Ultrapassou os nossos limites e ganhou o Brasil. Como se sabe, não são poucas as cidades que copiaram a nossa maior festa. Isto nos orgulha”, afirma o vereador.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.