Médicos são homenageados pela Câmara Municipal de Feira de Santana

Câmara Municipal de Feira de Santana concede homenagens a Elton Macedo e Carolina Carrasco.
Câmara Municipal de Feira de Santana concede homenagens a Elton Macedo e Carolina Carrasco.
Câmara Municipal de Feira de Santana concede homenagens a Elton Macedo e Carolina Carrasco.
Câmara Municipal de Feira de Santana concede homenagens a Elton Macedo e Carolina Carrasco.

A Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu uma noite de dupla homenagem a médicos que atuam no Município, com trabalho de destaque em suas áreas profissionais, na noite desta terça-feira (29/05/2018). Por iniciativa dos vereadores Gerusa Sampaio e Cadmiel Mascarenhas Pereira, foram contemplados com a Comenda Maria Quitéria e o Título de Cidadã Feirense Elton de Lima Macedo e Cecília Carolina Carrasco Medina de Lima, respectivamente.

“Ser médico é um título, contudo o exercício da medicina com amor é um dom divino”, afirmou o vereador Cadmiel Pereira, ao saudar os convidados e, especialmente, a médica boliviana nascida em Santa Cruz de La Sierra, que atua em Feira de Santana. “A medicina, na perspectiva da doutora, não é considerada uma ciência fria, mas um exercício de amor, conforto e bem estarão próximo”, observou.

O vereador enfatizou que além de todo o embasamento teórico que a profissão exige, é primordial que o médico tenha uma relação de confiança com o paciente “e este tem sido o princípio basilar do exercício profissional da homenageada”, conforme destacou. Essa postura e o compromisso de promover a saúde e a qualidade de vida dos feirenses, para Cadmiel, justificam a concessão da honraria.

Há 10 anos na cidade, a nova cidadã feirense Cecília Carolina atestou que o seu coração já é de Feira de Santana, a terra que escolheu para viver, criar as filhas e estabelecer laços profissionais e de amizade. Contou a batalha para atuar no Brasil, já que, formada na Bolívia, não tinha licença para tal. Na engrenagem da saúde, segundo disse, busca sempre bons frutos, seguindo a visão de Gandhi: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados”, citou.

“Não há doenças e sim doentes”. Com a célebre citação do médico baiano Juliano Moreira, pioneiro em psiquiatria e que revolucionou o tratamento da saúde mental no Brasil, a vereadora Gerusa Sampaio deu início à apresentação do médico psiquiatra Elton de Lima Macedo. “Um jovem médico que veio para deixar marcas na história da saúde mental em Feira de Santana”, como frisou.

Formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Psiquiatria, Elton Macedo é pós-graduando em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mestrando em Saúde Mental Forense pela Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Em sua terra natal já atuou no Hospital Dom Pedro de Alcântara, no Hospital Especializado Lopes Rodrigues e no SAMU.

A vereadora Gerusa Sampaio justificou a concessão da honraria ao médico “pelo seu destaque no exercício da profissão e a qualidade dos serviços prestados à comunidade”. Responsabilidade e compromisso agora redobrados, como disse o homenageado, ao definir como “uma grande honra” a conquista de Comenda Maria Quitéria. Ele falou da experiência adquirida em unidades hospitalares e também na Divisão Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

“Se cheguei tão longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”, afirmou o novo comendador, parafraseando o cientista Isaac Newton, para agradecer às pessoas, entre familiares, amigos e colegas de profissão, que ele classificou como “atores protagonistas” em sua vida.  “Hoje tenho a oportunidade de me juntar a muitos outros que, de alguma forma, através do trabalho, dedicação e amor, trouxeram algum benefício a esta terra”, ressaltou.

A concorrida sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Carneiro Rocha, que compôs a mesa ao lado da secretária municipal de Saúde Denise Mascarenhas, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Elton Macedo e sua esposa Ana Paula Macedo; e Cecília Carolina e seu esposo Teles de Lima Santos. No plenário e na galeria profissionais da área de saúde, familiares e amigos dos homenageados.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120542 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.