Livro ‘Contações’ é lançado em Salvador

Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Contações’.
Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Contações’.
Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Contações’.
Cartaz anuncia lançamento do livro ‘Contações’.

O poeta Tiago D. Oliveira realiza em Salvador, neste sábado (12/05/2018), às 15 horas, o lançamento do livro ‘Contações’. A obra, que sairá pela Editora Patuá, apresenta poemas inspirados na cidade de Salvador em um misto de ficção e memória.

A obra traz pequenas mitologias que se espraiam neste tempo para guardar personagens e temas que se fundiram ao imaginário no tempo / espaço de um país que é constantemente alcançado pela inversão de valores em sua violência habitual. A escrita serve como ato de registro para guardar um tempo e moldes que alimentam a transformação de real para o lúdico, do lúdico para o real. São relatos, constatações, imaginações que contam enquanto assumem a poesia como direção. O Brasil é o pano de fundo do livro. Um país de outro tempo que grafa nas páginas deste livro uma tentativa para lembrar que ainda é possível a reinvenção do dia, da vida.

A cidade de Salvador é o território de partida onde Tiago D. Oliveira traça suas pequenas mitologias. As figuras cotidianas ganham estatutos de fábulas profanas. A memória do poeta é a ambígua Ariadne que mais inventa do que conduz por seu labirinto íntimo. Talvez um dos desejos do poeta seja que o leitor se perca nessas invenções urbanas. Os planos muitas vezes se mesclam, as interlocuções se atravessam e sugerem mais do que definem. A boa dosagem entre prosa e poesia faz com que o lirismo, muito livre logrado pelo poeta, se assuma como texto ficcional. Relatos que são poemas e poemas que são pequenos contos. A perspectiva adotada faz com que a anedota se torne trágica, o drama é visto numa clave lúdica, os vícios se transformam em virtudes, e vice-versa. Sem cair no meramente sociológico, o vivido-imaginado por Tiago D. Oliveira faz parte também da micro-história brasileira das últimas décadas. Mas é, acima de tudo, poesia.

O autor

Tiago D. Oliveira nasceu em 1984, em Salvador, é professor, poeta e escritor. Tem poemas publicados em blogs, portais, revistas e jornais especializados. Participou de antologias no Brasil e em Portugal, dentre elas: Contos nos is (Edições Ecopy, 2011, Portugal), Entre o sono e o sonho – tomo I e II (Chiado Editora, 2013, Portugal), Entre o sono e o sonho (Chiado Editora, 2016, Portugal). Publicou Distraído, poesia (Editora Pinaúna, 2014) e Debaixo do vazio, poesia (Editora Córrego, 2016).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111158 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]