Idosas de Feira de Santana recebem serviço de fisioterapia gratuita da Secretaria de Saúde

Paciente recebe assistência de fisioterapia domiciliar em Feira de Santana.
Paciente recebe assistência de fisioterapia domiciliar em Feira de Santana.
Paciente recebe assistência de fisioterapia domiciliar em Feira de Santana.
Paciente recebe assistência de fisioterapia domiciliar em Feira de Santana.

Aos 84 anos, Agnela dos Santos, a dona Didi, como carinhosamente é chamada, é uma das onze idosas residentes do Dispensário Santana que recebem assistência de fisioterapia domiciliar através das Secretaria Municipal de Saúde. Acolhida na casa de abrigo há nove anos, ela foi a primeira paciente a ser assistida com o serviço.

Por ficar sete anos na cadeira de rodas, a paciente não realizava movimentos com os braços e não conseguia esticar as pernas. “A gente está trabalhando para deixá-la mais funcional possível, para que possa comer sozinha e se sentar, por exemplo. Já houve uma grande melhora”, informa a fisioterapeuta Camila Franqueira.

Disposição e independência é o que não falta à idosa Eunice Oliveira, 87 anos. Há 20 anos, quando ficou viúva, decidiu procurar apoio na casa. Muito alegre e com sorriso, ela recebeu a visita da fisioterapeuta. “Eu tinha muita dificuldade, a dor na coluna me empatava de fazer tudo, melhorei com os exercícios”, afirma.

Graças à fisioterapia, a idosa que não gosta de ficar parada, está sempre envolvida em atividades por livre e espontânea vontade. “Eu gosto de fazer as minhas coisas, mesmo quando não querem que eu faça. Gosto de cozinhar. Lavar algumas de minhas roupas é algo que me faz bem”, afirma a idosa, que estava cortando frango quando a reportagem chegou à casa dela.

Fisioterapia domiciliar é um serviço da divisão de enfermagem de reabilitação para pacientes das Unidades Básicas de Saúde. A solicitação deve ser feita através da UBS, se a necessidade de reabilitação para o paciente for recomendado por um médico.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]