Hemoba faz alerta de estoque crítico e divulga roteiros dos Hemóveis; população deve aderir a campanha de doação de sangue

Cartaz do programa 'Doe Sangue', alerta para baixo estoque de hemoderivados.
Cartaz do programa 'Doe Sangue', alerta para baixo estoque de hemoderivados.
Cartaz do programa 'Doe Sangue', alerta para baixo estoque de hemoderivados.
Cartaz do programa ‘Doe Sangue’, alerta para baixo estoque de hemoderivados.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) registra redução nos estoques de bolsas de sangue e faz apelo para que a população compareça aos postos de coleta para doar e ajudar a manter a cobertura do serviço de transfusão nos hospitais e unidades de saúde do estado. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos à doação em períodos chuvosos, situação observada anualmente pela instituição.

O diretor geral da Fundação, Marinho Marques destaca que é extremamente importante a presença dos voluntários regularmente. “O sangue não pode ser fabricado e é insubstituível. Os pacientes que precisam, só conseguem graças à generosidade de quem doa. Nessa época do ano temos uma grande preocupação, pois com as chuvas e a incidência dos feriados, a tendência é diminuir os estoques”, explicou o médico.

A Hemoba possui 29 unidades de coleta distribuídas em todo o estado; destas, quatro são unidades móveis (Hemóveis) que percorrem o território baiano com o objetivo de se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Durante esta semana, o serviço de atendimento com os Hemóveis acontece na capital e no interior:

Roteiro dos Hemóveis

Candeias 

Onde: Praça Dr. Gualberto

Quando: 08 a 11 de maio (terça a sexta-feira) – Funcionamento: das 8h às 16h

Salvador 

Onde: Paróquia Nossa Senhora de Aparecida (Imbuí)

Quando: 08 a 11 de maio (terça a sexta-feira) – Funcionamento: das 8h às 17h

Feira de Santana

Onde: No estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (Antiga DIRES)

Quando: 07, 08 e 11 de maio (segunda, terça e sexta-feira) – Funcionamento: das 8h às 17h

Onde: Na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC

Quando: 09 a 10 de maio (quarta e quinta-feira)

Funcionamento: das 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Os endereços e horários de atendimento das unidades fixas de coleta estão disponíveis no site www.hemoba.ba.gov.br

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106820 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]