Filme ‘Ciganos da Ciambra’ chega aos cinemas de Salvador

Cartaz do filme ‘Ciganos da Ciambra'.
Cartaz do filme ‘Ciganos da Ciambra'.
Cartaz do filme ‘Ciganos da Ciambra'.
Cartaz do filme ‘Ciganos da Ciambra’.

Com direção de Jonas Carpignano, o filme ‘Ciganos da Ciambra’ chega aos cinemas de Salvador nesta quarta-feira (10/05/2018). Lançado pela Pandora Filmes, o longa é a primeira produção do brasileiro Rodrigo Teixeira (RT Features) em parceria com Martin Scorsese.

O filme tem como cenário Ciambra, uma pequena comunidade romana na Calábria, na Itália. O longa-metragem apresenta a história de Pio, de 14 anos, que quer crescer rápido. Como seu irmão mais velho, Cosimo, ele bebe, fuma e aprende a arte de pequenos golpes de rua. Porém, no dia em que Cosimo desaparece, Pio é desafiado a ocupar o lugar de provedor da família, papel muito pesado para ele, que é colocado diante de uma drástica escolha.

‘Ciganos da Ciambra’ é o segundo longa-metragem do jovem diretor Jonas Carpignano, nascido em Nova York. O filme foi selecionado pela Itália para o Oscar 2018 de Filme Estrangeiro, recebeu o Prêmio David Di Donatello de Melhor Diretor. Conquistou também o prêmio Europa Cinemas Label, na Quinzena de Realizadores em Cannes.

A crítica

Martin Scorsese afirmou que “o filme de Jonas Carpignano é memorável, sua direção surpreendente e a performance do adolescente impressionante.” De acordo com a Film Comment Magazine, “o neorrealismo italiano está vivo e muito bem nas mãos do roteirista e diretor Jonas Carpignano.”. Já a Hollywood Reporter retrata o protagonista como “um dos personagens mais memoráveis do cinema atual, retratado num mergulho humanista do diretor sobre a crise dos refugiados europeus.”

O diretor

Jonas Carpignano nasceu em 1984, em Nova York, mas cresceu em Roma. Ele recebeu o prêmio Contracampo no Festival de Veneza pelo curta-metragem ‘Chjana’ (2011). Com o seu curta seguinte, ‘A Ciambra’ (2014), ele participou do Festival de Nova York e recebeu o Prêmio Descoberta na Semana da Crítica no Festival de Cannes, além do Grande Prêmio do Júri no Festival de Miami. ‘Mediterranea’ (2015), seu primeiro longa, foi exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2015.  ‘La casa d’Argento Bava’ (curta, 2006), ‘Resurrection Man’ (curta, 2010), ‘Bayou Black’ (curta, 2011), ‘A Chjàna’ (curta, 2012), ‘A Ciambra’ (curta, 2014), ‘Mediterranea’ (2015) e ‘Ciganos da Ciambra’ (2017) fazem parte da sua filmografia.

Ficha técnica:

Título: A Ciambra

Nacionalidades: Itália, Brasil, Alemanha, França, EUA, Suécia

Ano: 2017

Duração: 118 minutos

Gênero: drama

Idioma:  italiano (legendado)

Direção:  Jonas Carpignano

Roteiro:  Jonas Carpignano

Fotografia:  Tim Curtin

Montagem:  Affonso Gonçalves

Música:  Dan Romer

Empresas produtoras:  Stayblack, RT Features, Rai Cinema, DCM Productions, Hautet Court e Sikelia Productions

Produção:  Paolo Carpignano, Jon Coplon, Christoph Daniel, Gwyn Sannia, Rodrigo Teixeira e Ryan Zacarias

Produção executiva:  Martin Scorsese, Joel Brandeis, Lourenço Sant’Anna, Fernando Fraiha, Alessio Lazzareschi, Sophie Mas, Dario Suter, Daniela Taplin Lundberg e Emma Tillinger Koskoff

Produção, coprodução e distribuição:  produzido por Stayblack, RT Features, Rai Cinema, DCM Productions, Haut et Court e Sikelia Productions, coproduzido por Sikelia Productions, Film i Väst, Filmgate Films, Ministero per i Beni e le Attività Culturali (MiBAC), Lucana Film Commission e Calabria Film Commission, distribuído por Haut et Court (França)

Elenco:  Pio Amato, Koudous Seihon e Damiano Amato, Francesco Pio Amato, Keko O’Marrochinu, Iolanda Amato, Patrizia Amato, Rocco Amato e Susanna Amato

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110047 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]