Feira de Santana: Loja Maçônica Voltaire promove debate sobre ‘Intervenção Federal no Rio de Janeiro e as possíveis consequências para Feira de Santana e para a Bahia’

Primeiro da esquerda, Carlos Augusto, jornalista e cientista social; último da direita, Tenente-coronel Luziel Andrade, Comandante de Policiamento da Região Leste da Polícia Militar da Bahia (CPRL da PMBA), participam de debate sobre segurança pública.
Primeiro da esquerda, Carlos Augusto, jornalista e cientista social; último da direita, Tenente-coronel Luziel Andrade, Comandante de Policiamento da Região Leste da Polícia Militar da Bahia (CPRL da PMBA), participam de debate sobre segurança pública.

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acadêmica Voltaire (ARLS Acadêmica Voltaire nº 4515) promoveu debate com o tema ‘Intervenção Federal no Rio de Janeiro e possíveis consequências para Feira de Santana e para a Bahia’. O evento foi restrito aos membros da Maçonaria e ocorreu nesta quinta-feira (10/05/2018), no Complexo Maçônico de Feira de Santana.

No formato de mesa redonda, o debate sobre segurança pública foi coordenado pelo Venerável Mestre Giovani Brandão Mafra de Carvalho e moderado pelo orador da loja José Edimo Pires, participaram como integrantes da mesa Carlos Augusto Oliveira da Silva, João Rodrigo de Souza Uzzum, Luziel Andrade de Oliveira e Paulo Tarso Mascarenhas Pedreira.

O debate

Com fundamento nos temas intervenção federal e os aspectos da segurança pública no Rio de Janeiro, em correlação com a violência observada na Bahia e em Feira de Santana, os debatedores apresentaram percepção díspar do fenômeno social da violência, mas concordaram que a insegurança pública observada no Rio de Janeiro não será resolvida com o emprego das Forças Armadas.

O cientista social Carlos Augusto apresentou parte do vídeo documentário ‘Brasil, um país violento’ e do estudo ‘Aspectos da Intervenção Federal e da violência no Brasil’. Ele avaliou que a desigualdade social é o principal elemento que desestrutura a sociedade, disse que o orçamento do Estado Nação foi tomado por interesses de corporações, e afirmou que é necessária uma profunda transformação na estrutura política da nação.

“Para superar o elevado grau de violência na sociedade é necessário a ação do Estado através de mecanismos de redistribuição de renda, adoção de políticas educacionais de médio e longo prazo, uso do subsídio habitacional objetivando reestruturar as periferias das cidades, reorganização da estrutura coercitiva do Estado, compromisso de servidores públicos em servir a sociedade e não aos próprios interesses e estabelecimento de políticas públicas que viabilizem a geração de emprego e renda ”, diz Carlos Augusto.

Confira perfil dos componentes do debate

Coordenador

— Giovani Brandão Mafra de Carvalho possui pós-doutorado pela Universidade de Campinas (UNICAMP), é doutor em Biotecnologia Industrial pela Universidade de São Paulo (USP) com parte de seu doutorado na Universidade do Minho (UMINHO) em Portugal, mestre em Biotecnologia Industrial pela USP, e bacharel em Engenharia Industrial Química pela USP; é professor-titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e professor dos programas de pós-graduação em Biotecnologia da UEFS/FIOCRUZ – BA (níveis mestrado e doutorado) e Ciências Farmacêuticas da UEFS (nível mestrado). É Venerável Mestre da Loja Maçônica Acadêmica Voltaire 4515.

Moderador

— José Edimo Pires de Sousa é pós-graduado em Políticas e Gestão da Segurança Pública pela SENASP/UFBA; possui pós-graduação em Gestão de Trânsito pela UNEB e é vice-presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado da Bahia.

Debatedores

— Carlos Augusto Oliveira da Silva é Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana (FAESF/UNEF), membro da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional); é comunicólogo, cientista social, dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), é Maçom da Loja Cavaleiros de York nº 4419. O Grande Bahia é associado ao sistema ONU de comunicação, atuando na defesa dos direitos difusos da humanidade e segue os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

— João Rodrigo de Souza Uzzum é bacharel em Direito; pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (UFRB); e professor de Direito Constitucional e Eleitoral da Faculdade Anísio Teixeira (FAT), é delegado de Polícia Civil da Bahia e Maçom da Loja Cavaleiros de York nº 4419.

— Luziel Andrade de Oliveira é coronel da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e é Comandante Regional do Policiamento da Região Leste, desde 20 setembro de 2017.

— Paulo Tarso Mascarenhas Pedreira é mestre em Ciências Sociais pela UFRB; graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), participa do Grupo de Pesquisa em Conflitos e Segurança Social (GPECS/UFRB), atua na área das ciências humanas, com ênfase na educação e na segurança pública. É chanceler da ARLS Segredo, Força e Aliança nº 1190.

Além dos debatedores, participou da mesa redonda Lúcio José Fonseca, major da Polícia Militar da Bahia.

A Loja Maçônica

— A ARLS Acadêmica Voltaire nº 4515 pratica o Rito Moderno, também denominado Rito Francês, foi fundada em 21 de outubro de 2015 por 42 membros. Ela é federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB), tem sede em Feira de Santana e as reuniões ocorrem no Complexo Maçônico. Em novembro de 2017, recebeu a carta constitutiva definitiva do GOB, sendo Giovani Brandão eleito e empossado como primeiro venerável mestre.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10679 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.