Enfermeiros e técnicos são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana

Sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Uma profissão cuja prática humana é indispensável no cuidado da sociedade. Esta poderia ser a definição resumida da Enfermagem, considerada a base das ações de saúde, que é reverenciada no dia 12 de maio em suas duas áreas de atuação: enfermeiro e técnico. Para registrar a importância desses profissionais, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou sessão solene na noite desta terça-feira (22/05/2018), por iniciativa do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha).

Na saudação aos convidados, o vereador citou profissionais de destaque na área em Feira de Santana, a exemplo de Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, Valdenice Queiroz, chefe da Divisão de Atenção Básica do Município, e Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, que administra o Hospital da Mulher, e Sandra Peggy, diretora geral do Hospital Dom Pedro de Alcântara. “Profissionais de relevância para a cidade”, destacou.

O empenho do Município em oferecer unidades de saúde que atendam a população feirense também foi ressaltada por Lulinha, que evidenciou tanto a importância do enfermeiro, como do técnico de Enfermagem, esta “uma profissão igualmente gratificante, pois leva para o enfermo conforto, carinho e esperança”, conforme observou. Segundo o vereador, a missão dos enfermeiros, técnicos e auxiliares “reforça o profissionalismo e engrandece o lado humano”.

O Dia Internacional da Enfermagem foi marcado por uma palestra da enfermeira Viviane Modesto Ferraz, que usou uma frase do Papa Francisco que definiu o enfermeiro como “um perito da humanidade” para definir a Enfermagem como uma missão. “Para ser um bom enfermeiro primeiro é preciso ser uma boa pessoa”, disse a palestrante, porém enfatizando pelo caráter científico conquistado pela enfermeira britânica por Florence Nightingale. Ela também pediu melhorias para os profissionais da área.

Coube a Rita de Acássia Bittencourt Palmeira de Almeida abordar o Dia Nacional do Técnico de Enfermagem. Ela falou sobre a função, especialmente o Código de Ética e os fundamentos da profissão e informou que a primeira Escola de Técnica de Enfermagem surgiu na década de 1960. A dedicação, segundo Rita Acássia, um dos principais aspectos do trabalho, que consiste em acolher e cuidar com humanização. “A medicação alivia a dor, mas o amor cura a alma”, disse a técnica.

Os profissionais de Enfermagem mereceram cumprimentos especiais da secretária municipal de Saúde pela terceira vez, Denise Mascarenhas, que justificou a ausência do prefeito Colbert Martins, que se encontra em Brasília. Enfermeira e professora, ela contou que passou por todas as áreas da Enfermagem. “Eu não sou nada sem a minha equipe”, disse a secretária, destacando que todo enfermeiro aprende com o técnico. “Somos uma equipe”, resumiu.

A sessão foi conduzida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a mesa ao lado da secretária Municipal de Saúde Denise Mascarenhas, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, e as palestrantes da noite. No plenário e na galeria, profissionais representando as mais diversas instituições de saúde públicas e privadas, empresas da área e unidades de ensino da cidade, dentre as quais UEFS, FTC, FUFSA e Escola Esater.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]