Clínica baiana recebe importante certificado internacional

Clínica AMO recebe importante certificado internacional.
Clínica AMO recebe importante certificado internacional.

A Clínica AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, recebeu o certificado QCP que faz parte do Programa de Certificação QOPI® [QOPI® Certification Program (QCP™)], uma afiliação da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology, ASCO®), principal organização profissional de oncologistas do mundo, que reconheceu a qualidade das suas práticas oncológicas. QCP™ se desenvolve na iniciativa da prática oncológica de qualidade da ASCO (Quality Oncology Practice Initiative, QOPI®), oferecendo uma certificação de três anos para instituições médicas de hematologia-oncologia que atendem aos padrões reconhecidos internacionalmente quanto a cuidados oncológicos de qualidade.

A AMO é a segunda do Brasil e a sexta, fora dos Estados Unidos, a receber a certificação de três anos concedida para instituições médicas de hematologia-oncologia que atendem aos padrões reconhecidos internacionalmente quanto a cuidados oncológicos de qualidade.

“Estamos muito orgulhosos por sermos uma das primeiras instituições do Brasil a receber a certificação QOPI. É o reconhecimento de um longo trabalho de busca pela qualidade na atenção ao paciente com câncer e mostra como a nossa equipe atua de forma integrada e atualizada dentro dos mais rigorosos padrões internacionais”, comemora o Diretor Médico da Clínica AMO, Dr. Alex Pimenta.

A Clínica AMO participou de uma avaliação voluntária, levando em conta padrões especificados que são consistentes com as diretrizes internacionais. As instituições médicas que obtiveram a designação de QOPI® Certification receberam uma boa pontuação nas principais medidas de qualidade do QOPI® e atenderam aos padrões de segurança em quimioterapia estabelecidos pela ASCO e pela Sociedade de Enfermagem Oncológica (Oncology Nursing Society) em áreas de tratamento que incluem: a criação de um ambiente seguro – equipe, competências e políticas gerais; planejamento de tratamento, consentimento do paciente e educação; solicitação, preparo, dispensação e administração de quimioterapia, e monitoramento após quimioterapia, incluindo conformidade, toxicidade e manuseio seguro no ambiente doméstico.

“A certificação QOPI da ASCO demonstra a dedicação de uma instituição oncológica em oferecer cuidados de alta qualidade aos pacientes com câncer,” disse o Presidente da ASCO, Dr. Bruce E. Johnson. “Aplaudimos nossas instituições médicas internacionais no seu compromisso de excelência de qualidade e segurança e no preparo do caminho para inovação no seu país.”

QOPI® é um programa voluntário de autoavaliação e aprimoramento lançado pela ASCO em 2006 para ajudar unidades de hematologia-oncologia e oncologia clínica na avaliação da qualidade da assistência oferecida aos pacientes. Através do programa QOPI®, as instituições fazem um resumo dos dados de prontuários de pacientes até duas vezes por ano e inserem estas informações em um banco de dados seguro. Mais de 900 instituições médicas de oncologia estão registradas no programa QOPI®.

O programa foi lançado em janeiro de 2010. Desde então, mais de 300 instituições médicas estão certificadas atualmente. Essa cerificação para instituições médicas oncológicas ambulatoriais é o primeiro programa desse tipo para oncologia nos Estados Unidos. Em junho de 2016, a ASCO anunciou a primeira instituição médica internacional a receber a Certificação QOPI e agora há instituições médicas certificadas no Brasil, Grécia, Romênia e Espanha – ampliando um alto padrão de melhora da qualidade de cuidados oncológicos em todo o mundo.

Sobre a Clínica AMO

Assistência Multidisciplinar em Oncologia – completou 24 anos de existência em 2018. Neste tempo, foram mais de 300 mil pacientes atendidos, acreditação ONA nível III e novas unidades. “Nesses 24 anos de AMO, tivemos muitas histórias bonitas, conquistas, lutas travadas com dedicação e respeito à vida. A instituição cresceu e ampliou significativamente seu espectro de atuação, tendo seu foco em prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa clínica. Hoje em nove sedes, contamos com mais de 200 médicos e com algumas centenas de colaboradores. Nestes mais de 20 anos a AMO cresceu, se fortaleceu, mas não se distanciou dos valores que deram origem a clínica. Conseguimos amadurecer com ética, serenidade e estamos cada vez mais prontos para servir com o jeito AMO de ser”, conta Dr. Carlos Sampaio, oncologista e presidente da Clínica AMO.

Sobre a ASCO

Fundada em 1964, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology, Inc., ASCO®) tem o compromisso de fazer um mundo de diferença no tratamento do câncer. Como a principal organização do seu tipo no mundo, a ASCO representa mais de 40.000 profissionais de oncologia que cuidam de pessoas vivendo com câncer. Através da pesquisa, educação e promoção da assistência à saúde da mais alta qualidade aos pacientes, a ASCO trabalha para vencer o câncer e criar um mundo no qual o câncer seja prevenido ou curado e no qual cada sobrevivente seja saudável. A ASCO é apoiada por sua organização afiliada, a Conquer Cancer Foundation.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108939 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]