Campanha contra transtornos emocionais vai atender 15 município da Bahia

Cartaz anuncia programa 'Impacto Esperança 2018'.
Cartaz anuncia programa 'Impacto Esperança 2018'.
Cartaz anuncia programa 'Impacto Esperança 2018'.
Cartaz anuncia programa ‘Impacto Esperança 2018’.

Não é câncer, nem as doenças cardíacas nem autoimunes; as patologias que mais inabilitam pessoas no mundo hoje têm origem na mente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão já afeta uma em cada 20 pessoas, e se tornou a maior causa de incapacidade física e mental.

Quase sempre atrelada a ela está a ansiedade e seus transtornos derivados, que afetam quase três por cento da população mundial. E os índices não predominam em países de “primeiro mundo” e entre pessoas de alta renda; nações em desenvolvimento e populações de baixa renda também competem no ranking.

“A esperança nos dá resistência ao choque. Quando ocorre uma catástrofe natural ou um infortúnio pessoal, aqueles que acreditam firmemente que existe uma solução experimentam uma medida adicional de força para se recuperar das perdas materiais e do abatimento “.

A citação está no livro “O poder da esperança “, escrito pelo psiquiatra Julián Melgosa e pelo jornalista e teólogo Michelson Borges. A obra traz uma síntese sobre os principais transtornos emocionais da atualidade e soluções práticas para cada um deles.

Apesar de o tema render um best-seller bastante lucrativo, esse não é o objetivo da obra. As mais de 25 milhões de cópias impressas em português e espanhol serão distribuídas gratuitamente em oito países da América do Sul. A ação chamada de Impacto Esperança é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia no território, e vai mobilizar, no dia 26 de maio (sábado), 2,5 milhões de adventistas para a entrega do livro nas ruas e casas.

“Nós queremos fazer o melhor pela comunidade “, afirma o pastor Erton Kohler, presidente da Igreja Adventista no território. “Essa é uma campanha de leitura, de cultura, de mobilização social, que educa as novas gerações e compartilha o que nós temos de mais precioso: a Palavra de Deus e o efeito que ela pode ter na vida das pessoas “.

Além da distribuição massiva de livros, em muitas cidades haverá feiras com atendimentos e palestras sobre saúde, totalmente gratuitos.  Mais informações sobre o projeto estão em adv.st/impactoesperanca .

Artes para divulgação do Impacto Esperança estão em adv.st/artesIE .

As localidades alcançadas no recôncavo da Bahia serão

  1. Cabuçu;
  2. Posto Águia;
  3. Cachoeira;
  4. São Félix;
  5. São José;
  6. Cruz das Almas;
  7. Muritiba;
  8. Mangabeira;
  9. Alecrim;
  10. Humildes;
  11. Conceição da Feira;
  12. Geolândia;
  13. Dom Macedo Costa;
  14. Cabaceiras do Paraguaçu;
  15. Capoeiruçu.

Ações específicas que estarão sendo realizadas e seus respectivos locais

  • Cabuçu – Na sexta-feira a noite(25/05/2018), na praça central estará acontecendo um show musical com a Cantora Cíntia Alves e no sábado(26/05) estará acontecendo a distribuição gratuita dos livros a partir das 14h e o encerramento será na praça central com uma apresentação da mesma cantora.
  • Cruz das Almas – Na parte da manhã será realizada uma passeata sobre a importância da saúde mental e a entrega gratuita dos livros, serão distribuídos abraços grátis, orações e um plantão de atendimento psicológico com alunos do curso de psicologia da FADBA na praça principal da cidade. Acontecerá também um carrossel de leitura, que culminará na praça e a distribuição de livros se estenderá pelos bairros da cidade.
  • Governador Mangabeira – Haverá distribuição de livros e abraços grátis, bem como um sofá missionário para atendimento na praça principal.
  • Muritiba – As ações serão iniciadas as 9h00 do dia 26/05 (sábado) na praça principal e proximidades da Feira da cidade. As atividades serão: Abraço gigante, uma feira de saúde com atendimentos, corte de cabelo, entre outros; orações grátis, sofá missionário, projeto “Troque a nicotina por uma vitamina“ e o Pão da esperança, que acontece em uma padaria da cidade e os alunos doam pães para quem se aproxima para comprar, representando o Pão da vida, que é Jesus.
  • Cabaceiras do Paraguaçu – Estarão acontecendo mutirões de atendimento psicológico. Os alunos de psicologia capacitados, poderão atender a população e conscientizar a importância do cuidado com a saúde mental, além da distribuição de livros.
  • Cachoeira – A cidade de Cachoeira estará sendo atendida com a distribuição massiva dos livros, porém ainda essa semana, aconteceu uma feira de saúde, que atendeu mais de 300 pessoas, que puderam realizar exames e receber cuidados básicos.

Os demais municípios estarão recebendo gratuitamente um exemplar do livro de esperança através de alunos da FADBA, além de uma versão especial sobre o tema em uma revista em quadrinhos para as crianças! Serão 14 ônibus e dezenas de carros se dirigindo para as 15 localidades do recôncavo com o propósito de distribuir os 30 mil livros de esperança e alertar as pessoas sobre esse tema tão importante.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108037 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]