Bombeiros realizam salvamento após explosão de botijão de gás em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vazamento de Botijão de gás provoca explosão ambiental em Salvador.
Vazamento de Botijão de gás provoca explosão ambiental em Salvador.
Vazamento de Botijão de gás provoca explosão ambiental em Salvador.
Vazamento de Botijão de gás provoca explosão ambiental em Salvador.

O vazamento de um botijão de gás provocou uma explosão ambiental, deixou uma pessoa machucada e assustou moradores de um conjunto habitacional em Cajazeiras, em Salvador, no início da manhã desta quarta-feira (16/05/2018). Integrantes do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Iguatemi) realizaram o salvamento de uma mulher que estava no local.

A moradora, identificada previamente como Lícia, chegou ao imóvel e, sem perceber o cheiro de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), acionou o interruptor de iluminação iniciando a explosão. Móveis e apartamento ficaram destruídos, pedaços de vidros das janelas foram projetados para fora da casa.

A vítima foi levada para atendimento no hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Após tomadas as medidas de segurança, o imóvel foi liberado para a defesa civil que foi acionada pelos profissionais.

O major BM Ramon Diego Diniz, comandante do 3º GBM/Iguatemi, revelou que alguns cuidados necessários para evitar acidentes com GLP não foram tomados pelos moradores. “A mangueira e a válvula de segurança estavam com prazo de validade vencidos”, advertiu o militar.

O oficial também alertou os moradores do condomínio sobre riscos e lembrou a importância dos cuidados com armazenamento, transporte e uso do botijão de gás. “Até mesmo o calçado utilizado pode provocar o centelhamento, por isso é necessário tomar precauções”, exemplificou.

Confira abaixo as dicas importantes do bombeiro:

-Fique atento às condições do botijão de gás

-Mantenha mangueira e válvula em boas condições de uso e dentro do prazo de validade

-Não deixe botijões em locais fechados ou abafados e compre apenas em ambientes autorizados

-Mantenha-o longe, ao menos 1 metro e meio, de tomadas e instalações elétricas

-Utilize-o sempre na vertical

-Não bata no orifício de entrada

-Faça sempre o teste de vedação com espuma de sabão. Caso apareça bolhas, logo acione a concessionária ou o Corpo de Bombeiros

-Quando for viajar feche o gás e, ao retornar olhe sempre se existe cheiro no ambiente antes de acionar o interruptor de luz

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP Bahia).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115189 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.