A Comenda 2 de Julho ao deputado José de Arimateia | Por Baltazar Miranda Saraiva

Solenidade na ALBA marca entrega da Comenda 2 de Julho ao deputado José de Arimateia.
Solenidade na ALBA marca entrega da Comenda 2 de Julho ao deputado José de Arimateia.

O nome é uma homenagem ao apóstolo José de Arimatéia, (Armathahim, em hebreu), nascido no povoado de Judá, atual Rentis, na antiga Judéia. Aparece nos quatro Evangelhos que o mencionam no contexto da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Segundo Mateus (Mt.25,57) era um rico comerciante, dono de uma frota de navios que faziam exportação, principalmente de minérios, para toda região da Palestina até a Britânia. Era simpático às ideias de Jesus e frequentemente visitava secretamente a casa de Simão, à noite, quando Jesus se hospedava lá, conversando com ele por horas. Discípulo de Jesus e membro do Sinédrio, mantinha isso em segredo, com temor de Nicodemos, autoridade judaica que mandava em toda Galiléia.

Seu nome serviu para batizar o pastor evangélico José de Arimatéia, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e deputado estadual pelo Partido Republicano Brasileiro-PRB.

A Assembléia Legislativa da Bahia, na data de 30 de maio de 2018, o homenageou com a Comenda 2 de Julho, honraria que lhe foi concedida pelo também deputado Euclides Fernandes (PDT), autor do Projeto de Resolução nº 2.542/2017 que foi aprovado, em votação secreta, pela unanimidade dos deputados presentes à Sessão.

Na ocasião o deputado afirmou estar orgulhoso por ter apresentado a proposta, pois “Arimatéia é um deputado atuante com excelente desempenho parlamentar. Ele vem realizando um trabalho profícuo, principalmente no que diz respeito à saúde pública dos baianos e também nas políticas públicas para idosos e juventude”.

A Comenda representa a maior data da Bahia, comemorativa da vitória dos baianos contra as tropas portuguesas que ocupavam Salvador em 1823. Segundo o historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares, autor do livro “Independência do Brasil na Bahia”, o 2 de Julho é uma construção de muitos e muitos anos no imaginário popular, com a presença de heróis.

O homenageado nasceu em Alexandria, Rio Grande do Norte (RN), em 13 de janeiro de 1963. José de Arimateia Coriolano de Paiva é casado com Ana Cristina e, juntos, têm dois filhos, Moisés e Lucas, além do neto João Lucas. Chegou à Bahia em 1995, e 1998, foi eleito deputado estadual com 21.929 votos pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), para o mandato de 1999-2002. Foi nessa época que o conheci, quando era Juiz titular da Vara de Execuções Penais de Salvador, por ocasião de uma visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa ao Presidio de Salvador, de cuja Comissão Arimatéia fazia parte. Foi eleito em 2004 no município de Feira de Santana como vereador pelo Partido Social Liberal (PSL), com 3.359 votos, o mais votado da legenda.

Em 2008, concorreu à reeleição como candidato pelo PRB, com um total de 4.571 votos, tornando-se o vereador evangélico mais votado do município. Em 2011, José de Arimatéia retornou à Assembleia Legislativa com 56.896 votos pelo mesmo PRB.

Durante quatro anos esteve como presidente na Comissão de Saúde e Saneamento, promovendo constantes debates, para conquistar uma saúde pública de qualidade, sendo eleito “Deputado Destaque Parlamentar no ano de 2013”.

Em 2014 foi reeleito com 81.097, sempre lutando pela democratização da saúde, direitos dos idosos, da juventude, dos animais e em defesa da vida e da família. Em 2015, tornou-se vice-presidente na Comissão de Saúde e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho na Casa Legislativa.

Em 2016 tornou-se presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, além de presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infantojuvenil. Em 2017 foi contemplado com a honraria de “Destaque Parlamentar”. Em abril deste ano, o parlamentar, durante a reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, realizada na Sala Eliel Martins, foi eleito por unanimidade como coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso.

“É gratificante o reconhecimento por meio desta honraria pelos caros colegas deputados que convivem comigo. Agradeço também ao meu amigo conterrâneo, nordestino, deputado Euclides Fernandes pela sensibilidade desta iniciativa. Sinto-me com as forças renovadas e ainda mais preparado para os desafios futuros”, externou Arimatéia.

Emocionado, agradeceu a homenagem afirmando que queria continuar lutando pela democratização da saúde, direitos dos idosos, dos jovens, dos animais e em defesa da vida e da família, “aliando sempre a minha missão de cumprir um dos mandamentos da palavra de Deus, que é “Ide e pregai o evangelho a toda criatura”.

À solenidade compareceram autoridades civis, o Cel. Marinho, Chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar, representando o General Artur Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste, o Cap de Corveta Fernando Dias, representando o Vice Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do 2º Distrito Naval na Bahia, comunidade evangélica e amigos do homenageado, entre os quais me incluo e pelo qual fui honrado quando, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Des. Gesivaldo Britto, com a distinção de entregar ao ilustre parlamentar a Comenda 2 de Julho, enquanto sua esposa entregava-lhe o Diploma.

Ao deputado José de Arimateia e à sua família, a Bahia também lhe presta uma homenagem: Que seja feliz, José de Arimatéia. A Comenda 2 de Julho é o reconhecimento da Bahia por tudo o que você é, faz e representa.

*Baltazar Miranda Saraiva é Desembargador, Presidente da 5ª Câmara Cível, membro da Comissão de Igualdade do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, do Conselho da Magistratura (TJ/BA), da Associação Bahiana de Imprensa-ABI, da Sociedade Amigos da Marinha-SOAMAR e Vice-Presidente Social, Cultural e Esportivo da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES).

Personalidades do Poder Judiciário, da imprensa, Forças Armadas e colegas parlamentares prestigiaram a solenidade de outorga da Comenda 2 de Julho ao deputado José de Arimateia.
Personalidades do Poder Judiciário, da imprensa, Forças Armadas e colegas parlamentares prestigiaram a solenidade de outorga da Comenda 2 de Julho ao deputado José de Arimateia.
Comenda 2 de Julho outorgada ao deputado José de Arimateia é destaque no TJBA.
Comenda 2 de Julho outorgada ao deputado José de Arimateia é destaque no TJBA.

Confira vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112722 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]