X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia ocorre em Feira de Santana

Abertura da X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia, realizada em Feira de Santana.
Abertura da X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia, realizada em Feira de Santana.
Abertura da X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia, realizada em Feira de Santana.
Abertura da X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia, realizada em Feira de Santana.

Entre quarta-feira (25/04) e sábado (28/04/2018), cerca de 500 atletas portadores de necessidades especiais, oriundos de 14 municípios baianos, deram muitos exemplos de superação e lições de vida, durante a X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia, realizada em Feira de Santana. Entre todos eles, um lema em comum: ‘acreditar nos sonhos, mesmo com as limitações’. Foi exatamente essa frase dita pelo conquistense Rafael Ribeiro de Souza, 20 anos.

Ele é cadeirante desde os 16, quando sofreu um acidente de motocicleta. Encontrou na capoeira uma nova motivação para a vida. E pretende chegar em breve ao grau de instrutor deste esporte. “A gente não pode se entregar”, diz.

Crescimento grande para todos 

“Vai, Mateus, vai”. Com as mãos agitadas segurando o alambrado, a presidente da Apae de Vitória da Conquista, Elza Santos, incentivou atletas do time do município a buscar o triunfo. “A participação em uma competição como esta significa um crescimento grande para todos eles”.

Nem sempre se ganha

Mãe de Ariane Souza, que ficou em terceiro lugar na corrida, Marlene Conceição diz que a competição é oportunidade para mostrar aos atletas que nem sempre se ganha. “Eles entenderão que nem sempre a gente ganha na vida”. A filha levou ouro no ano passado. “O importante é participar. Ganhar é consequência”.

O coordenador técnico da competição, Deraldo Azevedo analisa que o nível técnico dos atletas está muito bom e que a participação é fundamental para que a Olimpíada acontecesse. É classificatória para o mundial de Canoas (RS) neste ano.

O presidente das Associações das Apaes na Bahia, Narcísio Batista, disse que os atletas esperam ansiosamente o momento para participar da competição. “São três dias de superação. Uma grande festa”. Agradeceu ao apoio da Prefeitura de Feira de Santana, que considera indispensável, bem como ao patrocinador, a Aplub Capitalização.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111060 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]