Três Menestréis promove noite cultural na Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador

Cartaz anuncia 'Três Menestréis'.
Cartaz anuncia 'Três Menestréis'.
Cartaz anuncia 'Três Menestréis'.
Cartaz anuncia ‘Três Menestréis’.

O Projeto Avozedita apresentará uma noite cultural intitulada ‘Três Menestréis’, com o músico carioca Thiago Amud e os poetas Salgado Maranhão e José Inácio Vieira de Melo. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (19/04/2018), às 19 horas, no Café-Teatro Zélia Gattai, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, em Salvador.  A coordenação é do poeta José Inácio Vieira de Melo.

O evento está divido em quatro momentos distintos. A noite abre com um bate-papo com o poeta maranhense Salgado Maranhão e o músico Thiago Amud, mediados por José Inácio Vieira de Melo. A segunda parte será um recital com vários artistas baianos interpretando poemas de ‘A sagração dos lobos’, nova obra poética de Salgado Maranhão. Em seguida, uma apresentação musical de Thiago Amud, interpretando músicas dos seus Cds ‘Sacradança’ e ‘De ponta a ponta tudo é praia-palma’. Para fechar a noite, o lançamento de ‘A sagração dos lobos’.

Salgado Maranhão é um poeta e compositor brasileiro, nascido José Salgado Santos, em Caxias, Maranhão, em 1953. Estudou Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde vive desde 1973. Compositor-letrista, tem músicas gravadas por vários artistas como Amelinha, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Rosa Marya Colin, Vital Farias e Zizi Possi. Sua obra poética é uma das mais significativas da literatura brasileira. Recebeu vários prêmios, dentre eles dois ‘Prêmio Jabuti’, com os livros ‘Mural dos ventos’ (1999) e ‘Ópera de nãos’ (2016), e o prêmio ‘Machado de Assis de Poesia’, da Academia Brasileira de Letras, com o livro ‘A cor da palavra’ (2011). Sua poesia tem sido traduzida para o inglês, holandês, francês, alemão e espanhol e árabe. A partir de 2007 os Estados Unidos se rendeu à poesia de Salgado Maranhão, onde seus livros tem sido traduzidos e estudados em mais de 80 universidades americanas.

Em ‘A sagração dos lobos’, seu mais recente livro, publicado pela editora 7Letras, em 2017, o poeta mantem a elegância de sempre no trato com as palavras. O discurso, em torno das questões sociais, torna-se mais acirrado, mas sem perder de vista – em momento algum – a tensão estética. Ou seja, o que Salgado nos apresenta é a alta poesia, não um discurso derramado, sem o menor sentido da arte. ‘A sagração dos lobos’ é, na verdade, mais uma confirmação da consagração deste grande vate brasileiro.

Thiago Amud  é cantor, compositor, arranjador e violonista. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Gravou os Cds Sacradança (2010) e De ponta a ponta tudo é praia palma (2013), disco que chamou a atenção de parte significativa da crítica e entrou na lista dos 10 melhores álbuns de 2013 do jornal O Globo. Faz parte do Coletivo Chamma, com o qual gravou o Cd Todo mundo é bom (2016). Seu novo trabalho está no prelo, a ser lançado ainda este ano.

José Inácio Vieira de Melo, alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. Publicou oito livros de poemas, dentre eles livros ‘Sete’ (2015), com o qual venceu o Prêmio Quem, da editora Globo, na categoria Melhor autor; e ‘Entre a estrada e a estrela’ (2017). Participa de várias antologias no Brasil e no exterior. Coordenador e curador de vários eventos literários, como a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), em Salvador, o Cabaré Literário, na I Feira Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012) e a Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho (2017), em Salvador. Tem poemas traduzidos para os seguintes idiomas: alemão, árabe, espanhol, finlandês, francês, inglês e italiano.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]