TJBA: Desembargador Baltazar Miranda Saraiva apresenta Moção de Pesar em memória de Almir Silva Britto procurador do Município de Salvador

Moção de Pesar, obituário, falecimento.
Moção de Pesar, obituário, falecimento.
Moção de Pesar, obituário, falecimento.
Moção de Pesar, obituário, falecimento.

O desembargador Baltazar Miranda Saraiva propôs — nesta quarta-feira (11/04/2018), em sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) — Moção de Pesar em memória de procurador do Município de Salvador Almir Silva Britto, irmão de Telma Laura Silva Britto, desembargadora e ex-presidente do TJBA; do desembargador Aliomar Silva Britto e dos juízes de Direito Augusto César Silva Britto e Marcelo Silva Britto. A Moção foi aprovada à unanimidade, inclusive com as comunicações sugeridas.

Confira a Moção de Pesar ‘in verbis’

No dia 07 do corrente mês ocorreu, nesta capital, o falecimento do Procurador do Município de Salvador Almir Silva Britto, irmão da ilustre desembargadora e ex-presidente deste TJ/BA, Telma Laura Silva Britto, do desembargador Aliomar Silva Britto e dos juízes de Direito Augusto César Silva Britto e Marcelo Silva Britto.

Sua morte foi sentida por todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver, em especial seus colegas procuradores, cuja entidade de classe (ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO MUNICÍPIO DE SALVADOR-APMS), emitiu nota de pesar solidarizando-se com a família e externando os sentimentos da classe diante deste fatídico acontecimento.

Segundo os versos de uma canção do poeta, cantor e compositor Dori Caymmi, filho do saudoso Dorival Caymmi, em parceria com Paulo César Pinheiro, intitulada Desenredo, ‘A vida é o fio do tempo, a morte o fim do novelo’. O escritor Guimarães Rosa também escreveu um conto com o mesmo título, tomado como ponto de observação pela dissertação sobre os fatos carregados de enigmas.

A morte, que também é um fato, não deixa de ser um enigma. Dada a sua complexidade, as consequências dela advindas jamais serão esquecidas. Como todo evento complexo e traiçoeiro, se manifesta na inquietude que acompanha a vida, na qual se busca uma explicação que dê sentido ao fim de sua existência, face a sua transitoriedade.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Renato Simões, em memorável recordação, escreveu que o ilustre morto, ‘Com seu jeito manso, discreto, sincero e honesto, você moldou muitas almas ao seu redor’.

Mais adiante, o ilustrado desembargador assim se expressou: ‘Você foi gigantesco. Todos nós, seus colegas procuradores, seus colegas de procuradoria, do mais simples ao mais graduado, choramos sua partida precoce’.

Como se sabe, todos nós estamos condenados a vivenciar esse fatídico evento, que é a morte. Além de difícil aceitação, deixa-nos profundamente deprimidos. Mesmo assim, sabemos que a vida precisa continuar. Daí a necessidade de se buscar a coragem e a força para que possamos aceitar os desígnios de Deus.

Assim, neste momento de dor e entretecidos pelo fatídico acontecimento, oferecemos nossas condolências à digna desembargadora Telma Silva Britto e aos seus ilustres irmãos pela perda de Almir Silva Britto, expressando nosso profundo pesar pelo seu falecimento, rogando a Deus que proteja os que aqui ficaram, para que eles, pelo talento e grandeza de que são possuidores, continuem prestando idênticos serviços à Justiça baiana e à paz social.

Assim, proponho a este Colegiado a presente MOÇÃO DE PESAR em homenagem póstuma ao procurador Almir Silva Britto, expressando toda nossa tristeza por tão grande fatalidade.

Aprovada esta MOÇÃO, dê-se ciência aos familiares do ilustre morto e à Associação dos Procuradores do Município do Salvador – APMS.’

Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do TJBA

Sala das Sessões do TJBA, 11 de abril de 2018.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115102 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.