Soldados do Exército participam de oficina de esporte de orientação em Feira de Santana

Oficina de esporte de orientação promovida pela Unamacs em Feira de Santana.
Oficina de esporte de orientação promovida pela Unamacs em Feira de Santana.
Oficina de esporte de orientação promovida pela Unamacs em Feira de Santana.
Oficina de esporte de orientação promovida pela Unamacs em Feira de Santana.

Mapa, bússola e rapidez no processamento das informações são condições essenciais no esporte de orientação, oficina oferecida pela Unamacs a mais de 50 soldados da 2ª Cia do 35º BI, nesta terça-feira (17/04/2018). Foi a última das 16 atividades do quadrimestre realizadas pela instituição em Feira de Santana.

O esporte foi criado na Suécia, na segunda década do século passado, para o ambiente militar. Ao longo dos anos foi sendo adotado por atletas como uma prática relacionada à natureza.

Orientados pelo atleta Edergilson Mendonça, os soldados saíram a campo, munidos de mapa e bússola, para percorrer as três trilhas traçadas na área do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. Na geometria de curvas, nem sempre a menor distância entre dois pontos é uma reta.

Técnica para se orientar em um terreno desconhecido

O mesmo se aplica no esporte de orientação, diz o instrutor Edergilson Mendonça. “Deve-se ter o mínimo de técnica para se orientar em um terreno desconhecido, na busca de opções melhores para a navegação”. Outro ponto é com relação à estratégia ideal. “O ato de pensar às vezes determina o campeão”.

Aprender a ler e a interpretar os símbolos que constam nos mapas é fundamental para o sucesso para cumprir o percurso no menor tempo. “Todas as informações estão ali. Basta o competidor montar estratégia eficiente e buscar opções para as dificuldades”.

Estratégias fundamentais no campo de batalha

O aspirante do Exército, Gustavo Alves, que estava à frente da tropa no parque, disse que os soldados devem conhecer o esporte porque as estratégias são fundamentais no campo de batalha. “Eles (os soldados) devem conhecer o terreno onde estão”. No Exército, os conhecimentos são aplicados em situação de conflito.

Uma das coordenadoras da Unamacs, Érika Teles disse que a oficina contou com o apoio da equipe de tracking Calangos do Sertão e que em agosto escolas da rede pública participarão de atividades semelhantes no parque da cidade.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]