SETUR Bahia atualiza oferta hoteleira na Costa do Descobrimento

Vista aérea de trecho da Costa do Descobrimento na Bahia.
Vista aérea de trecho da Costa do Descobrimento na Bahia.
Vista aérea de trecho da Costa do Descobrimento na Bahia.
Vista aérea de trecho da Costa do Descobrimento na Bahia.

Até o dia 12 de abril de 2018, técnicos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) vão atuar na Costa do Descobrimento para renovar o banco de dados da oferta hoteleira da Bahia. O trabalho prevê visitas a hotéis e pousadas das cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga. A contagem, que inclui número de quartos e leitos, é importante para subsidiar ações da Setur, como qualificação profissional.

Outra vertente da atuação da secretaria na região é o estímulo à formalização das empresas de turismo. No período, técnicos da Setur, com ajuda das prefeituras, vão mobilizar o empresariado para participar de seminários que mostrarão a importância de integrar o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Os encontros serão realizados entre os dias 11 e 12 de abril, em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, incluindo Trancoso e Arraial D’Ajuda.

De acordo com o último levantamento realizado na Costa do Descobrimento, em 2013, a zona turística conta com 684 meios de hospedagem e cerca de 53 mil leitos. Em relação ao Cadastur, apenas 401 empresas de turismo estão em situação regular, a maioria em Porto Seguro.

Cadastur 3.0 – Com duração de quatro horas, os seminários servirão para apresentar o Cadastur 3.0 e as facilidades do novo sistema de cadastro do Ministério do Turismo, que pode ser acessado via web.

Na oportunidade, será possível conhecer mais sobre o cadastro, que é obrigatório para agências de viagem, transportadoras turísticas, guias, meios de hospedagem, acampamentos e organizadores de eventos. Dentre as vantagens de estar em situação regular no Cadastur estão o acesso a financiamentos em bancos oficiais e concorrência em licitações públicas.

A próxima zona turística a ser beneficiada pela ação, ainda em abril, é denominada Caminhos do Jiquiriçá, que abrange municípios como Amargosa, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. No ano passado, a equipe da Setur realizou a atualização da oferta hoteleira na Costa dos Coqueiros, Caminhos do Oeste e Caminhos do Sudoeste.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112878 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]