SEPROMI Bahia inaugura serviço de combate ao racismo na Micareta 2018 de Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins Filho participa de apresentação de serviços de SEPROMI Bahia.
Prefeito Colbert Martins Filho participa de apresentação de serviços de SEPROMI Bahia.
Prefeito Colbert Martins Filho participa de apresentação de serviços de SEPROMI Bahia.
Prefeito Colbert Martins Filho participa de apresentação de serviços de SEPROMI Bahia.

O serviço da Unidade Móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo Nelson Mandela, na Micareta de Feira de Santana, foi aberto na noite de quinta-feira (19/04/2018) para sensibilizar os foliões sobre a importância do respeito à diversidade e recepcionar denúncias de violações de direito contra a população negra.

A iniciativa, resultado de uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Prefeitura de feira de Santana, órgãos locais e estaduais, será colocada em prática durante todos os dias da festa.

“Ofereceremos orientações, campanha de conscientização e atendimento para os casos de racismo e outras violações na esfera racial. Assim, vamos descentralizando nossas políticas afirmativas e ampliando os diálogos”, afirmou a secretária Fábya Reis, destacando o arranjo institucional e parcerias construídas para a Micareta, que conta com a participação da Sepromi pelo quarto ano consecutivo.

O prefeito Colbert Martins ressaltou a importância da atenção e proteção social aos cidadãos que curtem a festa. “Teremos, sem dúvidas, um forte trabalho de integração. Este é o objetivo, na esperança de termos uma Micareta pacífica e feliz”, afirmou, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.

Intitulado de ‘Micareta sem Racismo’, o serviço oferecerá apoio jurídico e informações ao público. Os atendimentos serão realizados na Avenida Presidente Dutra, em frente à antiga Direc. No circuito e entorno, os foliões contarão com equipes de monitoramento, aplicando questionários e atentas aos eventuais casos de violação de direitos, experiência também desenvolvida no Carnaval de Salvador.

Parcerias

Coopera com a Sepromi na realização do serviço, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), por meio do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, Racial e de Juventude. A Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia também estará articulada, juntamente com um conjunto de parceiros da sociedade civil e de poder público.

A cerimônia de abertura teve a presença da titular da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; da coordenadora do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Nairobi Aguiar; e dos assessores de gabinete Ailton Ferreira e Raimundo Gonçalves.

Também comparecerem representantes do Ministério Público do Estado (DPE); Ouvidoria Geral do Estado (OGE); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN); além do presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa (Alba), Bira Corôa.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108166 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]