SEAGRI apresenta potencialidades da Bahia para o embaixador de Israel

Embaixador Yossi Shelley participa de reunião na SEAGRI Bahia.
Embaixador Yossi Shelley participa de reunião na SEAGRI Bahia.
Embaixador Yossi Shelley participa de reunião na SEAGRI Bahia.
Embaixador Yossi Shelley participa de reunião na SEAGRI Bahia.

Estreitar relações, ampliar o mercado e apresentar potencialidades. Com esse intuito a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) dialogou com o embaixador do Estado de Israel, Yossi Shelley. O embaixador foi recebido por uma comitiva da SEAGRI, das autarquias vinculadas, outras secretarias do Estado e instituições parceiras na tarde dessa sexta-feira (27/04/2018).

Representando a Secretária da SEAGRI, Andrea Mendonça, que estava em agenda externa com o Governador, Rui Costa, o Chefe de gabinete da Secretaria, Eduardo Rodrigues, ressaltou a importância do encontro e agradeceu a visita do embaixador. “Momento democrático em que estreitamos os laços entre o Brasil e Israel, através da Bahia. Gostaria de transmitir os agradecimentos da Secretária e do Governador por esse encontro. A Bahia é um dos Estados mais desenvolvidos do país, temos um agronegócio forte e há um interesse em estreitar os laços com Israel”, disse.

Ainda segundo, Eduardo Rodrigues “essa é uma troca de experiências. Mostramos o que temos de melhor na agropecuária, de recursos naturais e geograficamente. E ouvimos como esses negócios podem se expandir. Foi uma tarde muito produtiva e tenho certeza que esse contato será mantido”. Foram apresentados temas como os principais, produtos cultivados no Estado, variedades, irrigação, pesquisas e defesa sanitária.

Durante todas as palestras ministradas, o embaixador ficou impressionado com o potencial baiano “há uma diversidade muito grande no Estado. Vocês produzem algodão, manga, banana, soja. Estou muito satisfeito com o que eu vi e vou manter contato com o Estado, através da SEAGRI para que possamos firmar boas parcerias. Espero voltar mais vezes a Bahia para que essa relação seja ampliada entre os Estados. Quero apresentar essas experiências pelo mundo e trazer o que temos de melhor lá em Israel para a Bahia. Essa cooperação técnica e cientifica é fundamental para o desenvolvimento”, finalizou.

Para o embaixador essa troca de experiência fortalece essa relação bilateral. As palestras apresentadas trataram sobre: “Mangicultura: cultivo, variedades e irrigação”; “Pesquisas de novas variedades de manga do vulcani center de Israel no Vale do São Francisco”; Programa Fitossanitário da Soja e do Algodão” e “Potencial Aquífero”.

Também participaram do encontro o Presidente da Sociedade Israelita da Bahia, Miguel Kertzman, a Assessora Internacional do Governador, Fernanda Régis, o Coordenador de Cooperação Internacional do Gabinete do Governador, Caúra Damasceno, representando a EMBRAPA, Flávio de França, a empresa Flores do Vale, Armand Malul, Agência de Defesa Agropecuária (Suely de Brito, Fernanda Mendoça e Paulo Emílio), a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, José Olímpio Rabelo, Assessoras de Gabinete da SEAGRI, Paula Miranda, Carlos Armando e Jussimara Rodrigues e Inês de Britto (cerimonial).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108160 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]