SAMU passa a contar com mais três ambulâncias em Feira de Santana

Ambulâncias entregues ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana.
Ambulâncias entregues ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana.
Ambulâncias entregues ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana.
Ambulâncias entregues ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana recebeu, na manhã desta quinta-feira (05/04/2018), mais 3 ambulâncias, sendo duas delas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), totalizando 9 ambulâncias e uma motolância em sua frota geral. Dos três veículos, dois foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura e um através de emenda parlamentar do deputado federal José Nunes.

As USAs – chamadas de UTIs móveis – são unidades que contam com equipamento mais avançado, adaptado para o atendimento a emergências, como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, e uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Já as USBs, mais simples, munidas de materiais para curativos, imobilização e acesso venosos, além do Desfribilador Automático Externo (DEA), equipamento crucial nos primeiros atendimentos prestados a vítimas de paradas cardiorrespiratórias. Elas têm uma equipe formada por condutor-socorrista e um técnico em enfermagem.

Abrangência no atendimento em Feira de Santana e região

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, destaca a questão da abrangência que estas novas ambulâncias trazem para Feira e região. “Amplia nossa atenção e atende também à regionalização do Samu, em que nós já estamos trabalhando com dois municípios, Irará e Conceição do Jacuípe”.

Melhor resposta as demandas de urgência do município

A coordenadora geral do Samu de Feira de Santana, Maiza Macedo, afirma que as ambulâncias devem aprimorar os indicadores de saúde no município. “Um aumento quantitativo, consequentemente, irá melhorar também a qualidade do serviço prestado. A população terá acesso ampliado e obterá melhores respostas às demandas da urgência do município”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108637 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]