

Dando continuidade à série de shows ‘Isso ainda dá repercussão – Tributo a Itamar Assumpção’ essa semana as apresentações acontecem de 26 e 29 de abril de 2018 na Caixa Cultural Salvador e contam com uma edição especial, um bate-papo com Anelis Assumpção e Du Txai sobre a obra de Itamar, que acontece no dia 27 de abril, às 16 horas, com entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço na Caixa Cultural.
A temporada é uma homenagem ao músico paulista, falecido em 2003, um dos grandes nomes da música negra brasileira. As apresentações serão capitaneadas pelo músico baiano Du Txai, que também dirige o show com cerca de 30 músicas no repertório, e contarão com a participação da cantora e compositora Anelis Assumpção, filha de Itamar – em todas as datas, além de músicos baianos convidados, que se dividirão entre as datas da temporada: Giovani Cidreira (26/04), Tuzé de Abreu (27/04), Aiace (28/04) e Rebeca Matta (29/04).
O nome do tributo faz referência ao disco Isso vai dar repercussão, de 2004, em parceria com o percussionista Naná Vasconcelos, falecido em 2016. O repertório foi selecionado com o critério de ter músicas toda a discografia de Itamar (exceto do álbum Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra Sempre Agora) e realçar as nuances de sua personalidade expressas através das músicas escolhidas.
Convidados
Para celebrar a musicalidade de Itamar Assumpção, nada mais propício que convidar Anelis Assumpção, não só filha do músico como uma das artistas responsáveis por manter vivia a memória musical do pai. Com três discos autorais lançados, hoje Anelis tem uma trajetória consolidada na música independente brasileira, e será participação muito especial em todos os oitos shows desta temporada. A cada noite Anelis, Du Txai e a banda receberão um músico baiano convidado, escolhidos a dedo por sua relação musical e afetiva com Itamar Assumpção, na ordem de apresentação.
Sobre Itamar Assumpção
Francisco José Itamar de Assumpção foi um compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical brasileiro, que se destacou na cena independente e alternativa de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Aprendeu a tocar violão sozinho e, ouvindo Jimi Hendrix e arranjos de baixo e bateria, apaixonou-se pelo baixo. Conhecido como ‘maldito da MPB’, o músico misturou samba com rock e funk, entre outros ritmos estrangeiros, em letras impregnadas de sátira e crítica social. Foi influenciado pelos trabalhos de músicos de variados gêneros, como Adoniran Barbosa, Cartola, Jimi Hendrix e Miles Davis, além de poetas como Paulo Leminski e Alice Ruiz. Entre composições suas que fizeram sucesso com outros intérpretes estão Nego Dito, com o sambista Branca de Neve, Já deu pra sentir e Aprendiz de Feiticeiro, com Cássia Eller, Código de Acesso e Vi, não vivi, de Zélia Duncan. Além disso, participou intensamente da obra de vários artistas ligados à Vanguarda Paulistana como instrumentista, compositor ou produtor.
Agenda
O quê: Isso ainda dá Repercussão – Tributo a Itamar Assumpção
Período: 26 a 29 de abril. De quinta-feira a sábados às 20 horas e domingo às 19 horas
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador
Classificação indicativa: Livre