Salvador: Espaço Cultural da Barroquinha sedia roda de conversa sobre Turismo e Economia do Patrimônio

Patrimônio é..., evento realizado na Fundação Gregório de Mattos, em Salvador.
Patrimônio é..., evento realizado na Fundação Gregório de Mattos, em Salvador.
Patrimônio é..., evento realizado na Fundação Gregório de Mattos, em Salvador.
Patrimônio é…, evento realizado na Fundação Gregório de Mattos, em Salvador.

Centro Antigo: Turismo e Economia do Patrimônio é o tema do Patrimônio É… do mês de abril. Nesta terça-feira (17/04/2018), às 18 horas, no Espaço Cultural da Barroquinha, a roda de conversa traz a Profª. Márcia Sant’anna, o Coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas na Superintendência do IPHAN – Bahia, Mário Vitor Bastos e José Iglesias Garcia, empresário e proprietário do restaurante Cuco Bistrô, Pelourinho, compondo a mesa com mediação de Eliana Pedroso, Diretora de Gestão do Centro Histórico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT).

Sobre os expositores

Profª. Márcia Sant’anna

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2004). De julho de 1987 até março de 2011 trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde exerceu diversos cargos, entre os quais o de Diretora do antigo Departamento de Proteção (1998-1999) e de Diretora do atual Departamento de Patrimônio Imaterial (2004-2011). Foi Conselheira Titular e membro da Câmara do Patrimônio do Conselho de Cultura da Bahia de 2011 a 2014. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo desta unidade. É ainda professora permanente do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da UFBA e professora colaboradora, desde 2010, do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio (PEP-MP) do IPHAN. É líder do Grupo de Pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes (ARQ POP), membro do Grupo de Pesquisa História da Cidade e do Urbanismo e, a partir de 2016, membro titular do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do IPHAN. É autora dos livros Da cidade-monumento à cidade-documento (2014) e A cidade-atração (2017), além de diversos artigos e ensaios sobre os temas da preservação do patrimônio cultural e da arquitetura popular. De junho de 2014 a setembro de 2017 foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA e, a partir de outubro de 2017, é a coordenadora em exercício deste programa.

Mário Vítor Bastos

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2008. Mestrando em Conservação e Restauro pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da UFBA. Coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas na Superintendência do IPHAN – Bahia desde 2014. Foi Professor Substituto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFBA entre 2013 e 2014 e Arquiteto colaborador do Instituto Habitat, sob direção do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, entre 2009 e 2011.

José Iglesias Garcia – empresário e proprietário do restaurante Cuco Bistrô, Pelourinho.

O Projeto

Patrimônio é… um projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão dez encontros em 2018, com emissão de certificado ao final, para quem participar de, pelo menos, 70% das rodas de conversa.

Parceria

A Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a Faculdade Livre da Maturidade São Bento, que fica no anexo da Igreja da Graça. A instituição promove curso livre de atualização cultural e qualidade de vida para homens e mulheres com mais de cinquenta anos. São oferecidos aos alunos atividades para bem estar físico, mental, espiritual e social, através de uma grade composta por oficinas de dança, pintura, artesanato, idiomas, moda, música, teatro, entre outras. Além das aulas teóricas e práticas, o grupo realiza e participa de eventos, festas, passeios, viagens, palestras e muitos mais. Durante todo o ano, os discentes da melhor idade têm cadeiras garantidas em todas as edições do Patrimônio É… 2018.

Agenda

Quando: 17 de abril, às 18 horas

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.