Salvador: Coreógrafa polonesa estreia versão de espetáculo em português no Vivadança Festival Internacional

Apresentação da coreógrafa polonesa Katarzyna Sitarz.
Apresentação da coreógrafa polonesa Katarzyna Sitarz.
Apresentação da coreógrafa polonesa Katarzyna Sitarz.
Apresentação da coreógrafa polonesa Katarzyna Sitarz.

Em sua 12ª edição, o Vivadança Festival Internacional mantém, há 5 anos, seu movimento de trocas e parcerias com a Polônia, este ano trazendo o espetáculo ‘Per-sona’, de Katarzyna Sitarz – artista que participa da programação pela terceira vez, numa performance em que tudo começa com, mas não se limita ao corpo. A performer constrói um espaço acústico entre ela e os espectadores, fazendo sua voz transitar, vibrar no público, explorando elementos musicais do seu trabalho como dançarina e pesquisadora da voz, que desenvolve há mais de 10 anos. A apresentação será neste sábado (28/04/2018), no Teatro ICBA (Goethe-Institut), em Salvador, às 18 horas. A programação completa está disponível em: www.festivalvivadanca.com.br

Katarzyna Sitarz aportou pela primeira vez na Bahia, em 2012, com a apresentação da coreografia ‘When the Last Candle is Blown Out’ – através do Solos Stutttgart, que integra a programação do Vivadança há 8 anos. A artista também fez parte da segunda montagem do espetáculo ‘Semente’, em 2017, na Polônia, no Stary Browar, um dos grandes centros de arte do Leste europeu. Resultado de uma residência artística promovida pelo festival, que começou em 2016, na primeira etapa do Projeto Yanka Rudzka, idealizado pela diretora e coreógrafa Cristina Castro. A coreografia teve a direção de Janusz Orlik e Joanna Leśnierowska, com elenco baiano e polaco.

“No ano passado encontrei Cristina Castro na Polônia, nós falamos sobre o meu trabalho. Estou muito grata de poder compartilhar minha experiência aqui e também de apresentar uma versão original do meu solo criado na Polônia, dessa vez em português. É a primeira vez que irei fazer ele em português, minha estreia no Brasil. E é muito bom estar de volta com o meu trabalho. Trocando e aprendendo. É realmente muito familiar e natural para mim estar aqui, alegra-se Sitarz.

Sobre Katarzina Sitarz

Katarzyna Sitarz é uma dançarina freelancer, performer, coreógrafa. Fascinada pela (in)consciência multicamadas do corpo, ela viaja por mundos sensoriais e polifônicos, buscando fenômenos vocais efêmeros. Ela se aprofundou nos segredos do canto tradicional, sobretudo a voz branca eslava, que também explora nas suas performances. A essência da presença e do coletivismo é tema de sua intensa preocupação.

Sobre o Art Stations Foundation

A Art Stations Foundation by Grażyna Kulczyk é realizadora de dois programas principais: o de exibição e o performativo. As atividades da Fundação abraçam novas e ousadas estratégias, convidando os curadores de instituições polonesas e estrangeiras a participarem da criação dos projetos das exposições. Cada uma delas é acompanhada por um rico programa educativo que inclui visitas guiadas, palestras e mostras dos filmes para várias faixas etárias: desde as oficinas para crianças, alunos e estudantes universitários, até os encontros de sêniores.

O Vivadança Festival Internacional tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. É uma realização da Baobá Produções Artísticas.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA)

Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112583 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]