Salvador celebra Dia Mundial da Criatividade com programação gratuita

Livia Fauaze, coordenadora do Dia Mundial da Criatividade em Salvador.
Livia Fauaze, coordenadora do Dia Mundial da Criatividade em Salvador.
Livia Fauaze, coordenadora do Dia Mundial da Criatividade em Salvador.
Livia Fauaze, coordenadora do Dia Mundial da Criatividade em Salvador.

Em 2018, a Organização das Nações Unidas estabeleceu uma data oficial para celebrar o Dia Mundial da Criatividade (DMC) e sua importância para a inovação e o desenvolvimento sustentável. No Brasil, a partir da iniciativa do psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no país, várias cidades realizarão atividades inéditas, transformando o dia 21 de abril em um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver os mais complexos problemas econômicos, sociais e ambientais deste século.

Em Salvador, a data terá uma agenda múltipla, coordenada pela embaixadora DMC 2018 Salvador-Bahia, Livia Fauaze, designer especializada em inovação, negócios criativos e design estratégico. “A ONU oficializou a data para reforçar a importância da criatividade na construção de um mundo melhor. Quando aceitei o convite dos organizadores no Brasil para realizar a primeira edição em Salvador, busquei nomes que acreditam no potencial criativo”, revela Livia, Owner na Nonstop.

Três locais da cidade vão receber a programação do Dia Mundial da Criatividade em Salvador: a Escola de Belas Artes da Ufba (Canela), Tropos (Rio Vermelho) e a Rede Mais (Barra). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site worldcreativityday.com/.

No Tropos Coworking (Rio Vermelho) vão rolar bate-papos. O primeiro será ‘A arte como meio de empreendedorismo’, de 9:30 a 12 horas, com Moara Rocha, (Mais Um Filmes), Hermógenes Araújo(Cantos), Coletivo Ponto Art (Teatro) e Ola Music Branding (Música). À tarde, o papo é sobre ‘O papel da criatividade nos negócios sociais’, das 13:30 às 15:30 horas, com Geo Nunes (Amora Brinquedos Afirmativos), Apoena Serrat (Circo Picolino), Débora Didonê (Canteiros Coletivos) e Lais Rocha (Ocupa Laje). Para fechar, de 16 a 17:30 horas, ‘Criatividade e Originalidade: encontrando a diferenciação no mundo hiperconectado’, com Talis Castro (ator), Sista Katia (conectora urbana), Renata Mota (cenógrafa) e Luma Nascimento (pesquisadora).

Na Rede+ (Barra), acontecem quatro oficinas. De 9 a 12:30 horas tem Escrita Criativa com a jornalista e escritora Isa Lorena e a oficina Fonte Criativa: PPT, com as publicitárias Bruna

Bastos e Beth Maciel. À tarde, a partir de 14 horas, tem a oficina de Carimbos, com a artista Géssica Lima, e Bullet Journal como Ferramenta Criativa, com a jornalista e designer Gabriela Cruz e a ilustradora Samara Reis, da Imperativa.

Na Escola de Belas Ares da Ufba (Eba), no Canela, vai rolar a mesa ‘Processos criativos nas artes e no design’, de 13 a 15 horas, com Luis Parras Vinícius S.A (artista visual) e o Coletivo Motora (escritório de design). No mesmo horário acontece a intervenção artística Mágica Closeup, com Eli e Luiz. De 14 a 17 horas tem a oficina de Stick e Lambe, Microintervenções Cotidianas, com Felipe Brito e Taiane Dias, e a oficina Colagem, com Ju Rangel, além da instalação Xaréu, com o Aruá Estúdio. De 15 a 17 horas, tem Ana Dumas com o Carrinho Multimídia.

Em São Paulo 

Sede da iniciativa no Brasil, São Paulo terá uma ampla programação. A ProjectHub, em parceria com a IdeaFixa e apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, vão promover o Festival Paulista Criativa. Entre os eventos previstos estão: intervenções na Avenida Paulista e atividades em vários cartões-postais de São Paulo, além de iniciar a semana de celebração de reabertura do SESC (Unidade Paulista).

O Dia Mundial da Criatividade começou a ser organizado no Brasil em 2014 por Lucas Foster. A partir deste ano, a IdeaFixa, uma das maiores comunidades criativas da América Latina, se uniu a ProjectHub para formar a comissão organizadora oficial do Dia Mundial da Criatividade no Brasil que, até 2016, era comemorado seguindo a mesma data do calendário de Portugal.

O DMC entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de 50 países. “A criatividade é reconhecida cada vez mais como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis. Ter o reconhecimento da ONU que estabelece um Dia Mundial da Criatividade, como uma data oficial do calendário internacional é uma conquista e motivo de orgulho para nós, que lutamos por isso há tanto tempo”, afirma Foster.

Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Caxias do Sul (RS), Caruaru (PE), Teresina (PI) e Recife (PE) também vão celebrar o DMC.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]