Projeto musical para crianças lota Praça em Feira de Santana

Cena do espetáculo 'Maria, Escombone e o Violão Encantado'.

Cena do espetáculo ‘Maria, Escombone e o Violão Encantado’.

A sexta apresentação do Festival Teatro Vai aos Bairros de Feira de Santana surpreendeu os organizadores com o número de pessoas que foram prestigiar o espetáculo “Maria, Escombone e o Violão Encantado”, produção do Coletivo Culturais. A montagem atraiu crianças e adultos para o bairro Baraúnas, na última terça-feira (03/04/2018). “Como é maravilhoso ser criança! Você cresceu, mas ainda pode entrar na nossa dança…” é o refrão da música “Ser Criança”, de autoria pró

 pria desse projeto baiano de iniciação musical para crianças, e que rapidamente fez toda a plateia cantar junto com os artistas em cena.

Embora seja um projeto voltado para a meninada aprender teoria musical de forma lúdica, o público adulto presente ficou encantado com o repertório dessa apresentação musical. Dona Vera Lúcia foi ao evento achando que seria somente uma acompanhante, mas contou do quanto se divertiu: “Trouxe meu filho, meu neto e adorei a peça. Cantei todas as músicas junto com eles. Era pra ter mais vezes no ano esse projeto Foi muito bom mesmo”, conta animada.

A pequena Cláudia (8 anos) sentou-se na primeira fila de cadeiras para não perder nenhum momento, e, no final, teve a oportunidade de subir ao palco para dançar com os personagens Maria e Escombone junto com outras crianças. “Gostei de tudo. Das músicas, das histórias… Me diverti e dancei muito também”, afirmou.

O espetáculo nasceu através do desejo dos artistas Lorena Porto, que atua como Maria, e Cid Fiuza, que interpreta Escombone, de contribuir para dar às crianças condições para dialogar com a música do Brasil e do mundo ao longo da sua vida. A atuação desses personagens leva alegria, histórias e teoria musical de forma lúdica e envolvente para a meninada, com a ajuda do Violão Encantado de onde saem canções clássicas da música brasileira e de autoria da própria dupla de compositores.

Festival Teatro Vai aos Bairros

“O Teatro Vai aos Bairros não deve acabar nunca. É um patrimônio da cidade que precisa ser carinhosamente cuidado pelo poder público porque beneficia muita gente. Desejo que, a cada ano, o projeto se fortaleça. E (quem sabe?) também acrescente um circuito para levar esse público até o ambiente do teatro. Afinal, um indivíduo que conhece esse trajeto para o teatro na infância, jamais vai esquecer”, declara Lorena Porto, atriz e uma das idealizadoras do projeto cênico musical.

O Festival Teatro Vai aos Bairros continua até o dia 13 de abril, sempre em praças e escolas públicas dos bairros e distritos de Feira de Santana/BA. O próximo espetáculo, “Cadê minha infância?!”, acontece nesta sexta-feira (6), no distrito de Maria Quitéria, às 19 horas. Essa é uma realização da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação Municipal de Tecnologia da informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, com patrocínio da Caixa Econômica Federal viabilizado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor[email protected]