Prefeitura de Salvador promove Palco Aberto com exibição de filme e espetáculo circense

Filme Jonas e o circo sem lona é exibido pela Fundação Gregório de Mattos em Salvador.
Filme Jonas e o circo sem lona é exibido pela Fundação Gregório de Mattos em Salvador.
Filme Jonas e o circo sem lona é exibido pela Fundação Gregório de Mattos em Salvador.
Filme Jonas e o circo sem lona é exibido pela Fundação Gregório de Mattos em Salvador.

Próximo domingo (15/04/2018), às 15 horas, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, dá início a ação Palco Aberto com exibição do filme Jonas e o circo sem lona no Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360, em seguida, apresentação do espetáculo circense O Circo de Um Homem Só.

Palco Aberto integra a programação do Espaço, como uma maneira de levar entretenimento e cultura gratuitamente à comunidade do Subúrbio, além das oficinas e palestras.

Sobre as atrações

Jonas e o circo sem lona, longa da diretora baiana Paula Gomes, que teve o apoio da Fundação Gregório de Mattos na sua fase de pós-produção, através do Edital Arte em Toda Parte, foi rodado ao longo de dois anos na Região Metropolitana de Salvador. O projeto nasceu após uma pesquisa iniciada pela cineasta em 2006. O roteiro discute a educação no Brasil através do dilema de Jonas, um menino de 13 anos que tem a árdua missão de administrar o circo que ele mesmo fundou no quintal de sua casa. O garoto, neto de artistas circenses, tenta manter a tradição da família com o seu circo improvisado na periferia de Salvador.

O documentário percorreu mais de 30 festivais e levou prêmios no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França. Aqui no Brasil, Jonas e o Circo Sem Lona ganhou os prêmios de Melhor Longa pelo Júri Especial no Festival Panorama de Cinema 2016, Destaque do Cine Esquema Novo 2016 e Menção Honrosa do Júri do Cachoeira Doc 2016. Além disso, também recebeu o Prêmio TFI LatinAmerica Media ArtsFund, concedido pelo TribecaFilmInstitute (EUA) e o apoio do Bertha Foundation (Inglaterra) para a produção.

O Circo de Um Homem Só é um espetáculo circense, de rua, composto de reprises autorais, executado pelo palhaço Tiziu que decide realizar sozinho um espetáculo de circo completo. Ele mesmo arma o circo e faz o papel de apresentador, mágico, malabarista, bandinha e muito mais. É a peculiaridade na execução dos números e o carisma do palhaço, na relação com a plateia, que dá o tom cômico, poético e cativante do espetáculo. Trazendo para o público de hoje a nostalgia e lirismo dos pequenos circos itinerantes.

Agenda

O quê: Palco Aberto com exibição do filme Jonas e o Circo sem lona e apresentação do espetáculo circense O Circo de Um Homem Só

Quando: 15 de abril, às 15 horas

Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110909 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]