Melhores estruturas contribuem para redução dos índices de violência da Micareta 2018 de Feira de Santana, diz MPBA

Encontro entre membros do MPBA e da polícia debateu segurança pública na Micareta 2018 de Feira de Santana.
Encontro entre membros do MPBA e da polícia debateu segurança pública na Micareta 2018 de Feira de Santana.
Encontro entre membros do MPBA e da polícia debateu segurança pública na Micareta 2018 de Feira de Santana.
Encontro entre membros do MPBA e da polícia debateu segurança pública na Micareta 2018 de Feira de Santana.

O coordenador da atuação do  Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) na Micareta de Feira de Santana, promotor de Justiça Tiago Quadros, avaliou a redução dos índices de violência que vem sendo registrada na festa como um resultado das melhores estruturas oferecidas pelos órgãos envolvidos com a organização do evento.

“Observamos que este ano temos uma estrutura mais robusta que em 2017, com mais equipes de profissionais trabalhando em diversas áreas, mais leitos e mais médicos para atendimentos nas unidades de saúde. A ampliação dessa estrutura aumenta a capacidade na prestação dos serviços à população, resultando em uma festa com mais tranquilidade”, ressaltou o promotor de Justiça. Assim como nos dias anteriores, a avaliação das instituições sobre o dia de sexta-feira (20/04/2018) é que tudo ocorreu dentro da normalidade, sem registros de casos graves.

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que a violência diminuiu cerca de 60% em relação ao ano passado. Este ano, no segundo dia de festa foram contabilizadas quatro lesões corporais, sendo que no mesmo período do ano passado 10 foram registradas. Nenhum homicídio foi contabilizado este ano. O trabalho preventivo desenvolvido pelo Ministério Público também foi determinante para a redução dos índices, a exemplo de recomendações expedidas aos órgãos municipais e estaduais sobre a necessidade da instalação de portais de segurança, proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, entre outras.

Segundo a diretora de Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde do Município, Joana Angélica Queiroz Moreira, o posto fixo de saúde instalado no circuito aumentou de tamanho e teve ampliada a quantidade de leitos e cadeiras de reanimação. Em 2018, a unidade tem 253 metros quadrados, dez macas, dez cadeiras e dois leitos na sala vermelha (destinada a pacientes mais graves em situação de urgência).  Em 2017, eram seis macas, quatro cadeiras e um leito na sala vermelha. Neste ano, são três médicos de plantão, além de um bucomaxilar, contra dois médicos no ano passado. As melhorias da infraestrutura da unidade decorrem de uma maior profissionalização do trabalho dos órgãos do Município, com apoio, orientação e fiscalização do Ministério Público estadual. A atuação do MP no circuito da Micareta de Feira começou nesta quarta-feira, dia 18, e segue até o próximo domingo, 22. O plantão é realizado em um posto fixo, na sede da Promotoria (localizada na Av. Getúlio Vargas, n 1347), e de forma itinerante em todo o circuito da festa. ​

*Com informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106781 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]