João Batista de Cerqueira é homenageado na Câmara Municipal de Feira de Santana

João Batista de Cerqueira é homenageado com Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana.
João Batista de Cerqueira é homenageado com Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana.
João Batista de Cerqueira é homenageado com Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana.
João Batista de Cerqueira é homenageado com Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Médico de homens e de almas é o sugestivo título do livro escrito por Taylor Calwdell, resultado de 46 anos de pesquisas sobre a vida e a obra de Lucano – São Lucas no Catolicismo – que atuou na Medicina com fé e humanismo. Mas pode, perfeitamente, resumir a trajetória de João Batista de Cerqueira na área da Saúde. A postura irretocável na carreira de médico e a atuação na vida pública garantiram a concessão da Comenda Maria Quitéria, por iniciativa do vereador Luiz Augusto de Jesus.

Nascido em Nova Soure, João Batista de Cerqueira fez de Feira de Santana o seu pouso e da Medicina mais do que um ofício, “mas a realização do sonho de salvar vidas”, conforme ressaltou o autor da homenagem, ao saudar os homenageados e convidados para a sessão solene, na noite desta quinta-feira (26/04/2018). No consultório, nos hospitais, na vida acadêmica ou em cargos públicos, a seriedade é o combustível principal de suas atividades.

“Trata-se de um médico que honra o juramento de Hipócrates, imprimindo à relação médico paciente valores sagrados, como o humanismo, o amor e a dedicação ao próximo”, afirmou o vereador Luiz Augusto, que falou sobre a trajetória do médico, atualmente coordenador do Núcleo de Educação Médica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). João Batista é titular de Urologia no curso de Medicina da instituição. “Homem determinado e de coragem”, enfatizou.

Ainda jovem, o homenageado foi estagiário do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e do Hospital Dom Pedro de Alcântara. Na vida pública foi diretor da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), secretário municipal de Saúde e vereador por duas legislaturas. Como professor, publicou, dentre outros títulos, o livro Anatomia Humana & Aprendizagem Baseada em Problemas. Em 2005 recebeu da Assembleia Legislativa da Bahia a Comenda Dr. Gastão Guimarães.

Confessando a emoção de subir à tribuna da Casa da Cidadania, João Batista atribuiu à generosidade divina todas as conquistas. “O amor é o tempero de tudo que fazemos na vida”, ensinou João Batista, que se tornou conhecido por abraçar causas sociais, como a defesa do Hospital Dom Pedro de Alcântara, e adotar o cooperativismo no trabalho médico. Em seu pronunciamento, lembrou que o curso de Medicina da UEFS saiu da Câmara Municipal. “Eu apenas tenho retribuído a Feira de Santana o que recebo da sociedade”, disse.

A construção de uma cultura de cooperação pelo bem coletivo foi defendida por João Batista, que afirmou ter aprendido, ao longo da vida, que o melhor caminho é o que a pessoa escolhe e não se arrepende. Família e amigos foram citados como bens indispensáveis à vida pelo comendador, que agradeceu a Deus repetidas vezes pelas vitórias e concluiu: “Se eu ainda pedir é um pouco mais de tempo de vida para continuar fazendo o que eu faço”.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, que compôs a mesa ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira, representando o prefeito Colbert Martins da Silva; os deputados estaduais Carlos Ubaldino e José Neto; o homenageado e sua esposa, Eufrozina Cerqueira. No plenário e na galeria familiares e amigos do novo comendador, além de profissionais da área de saúde.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]