Grupo de Dança Contemporânea e Núcleo de Percussão da UFBA estreiam o espetáculo ‘Ziriguidum: Ideias Abertas Para Tocar’

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cena do Espetáculo 'Ziriguidum - Ideias Abertas para Tocar'.
Cena do Espetáculo 'Ziriguidum - Ideias Abertas para Tocar'.

Com direção de Carmen Paternostro e coreografias de Bel Souza, Denny Neves e Marilza Oliveira, a montagem se baseia na cultura popular, na dança afro, carnavalesca, no frevo, pagode e em diversas outras manifestações.

A inspiração para a criação coreográfica partiu do repertório do Núcleo de Percussão da UFBA, especialmente do disco ‘Ziriguidum’, música homônima que dá título a ambos os trabalhos – composta pelo professor e pesquisador musical Paulo Costa Lima. Com ‘Ziriguidum: Ideias Abertas Para Tocar’, as músicas foram disponibilizadas e, paralelamente, cada coreógrafo pesquisou sobre a movimentação corporal relacionada com o universo de alguns sucessos musicais do carnaval, do ‘Axé Music’, trazendo reflexões sobre a coreografia de massa como fenômeno de controle e produção coletiva de folias momescas, da relação com o molejo baiano e a cultura referente a esse corpo.

O espetáculo é formado pelos seguintes trabalhos: ‘Balizas dos desfiles de Dois de Julho’ e ‘Sarapatel Brincante’ (Denny Neves); ‘Pagodão Suingueira’ (Alexandre Espinheira/Marilza Oliveira); Intermezzo – ‘Como Animal que desce aos vales, Is. 63,14. Momento Bíblico para Grupo de Percussão’, um solo de Tâmara Rodrigues (Flávio Queiroz/Bel Souza); ‘Ziriguidum’ (Paulo Costa Lima/Bel Souza e Denny Neves); ‘Abertura Percussiva’ (Gilberto Santiago/Carmen Paternostro/Denny Neves/GDC). As apresentações são nos dias 12, 13, 19, 20 de abril de 2018 (quintas e sextas-feiras), às 19 horas, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

“Esse envolvimento vai realmente acentuar o que a Escola de Dança da UFBA propõe estar fazendo, que é trazer para o nosso ensino as danças populares, indígenas e afro-brasileiras. O “Ziriguidum” dá margem a esse protagonismo”, explica Carmen Paternostro, vice-diretora da Escola de Dança da UFBA.

Agenda

Quando: 12, 13, 19 e 20/ de abril, às 19 horas

Onde: Teatro Gregório de Mattos

Endereço: Praça Castro Alves, S/N, Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113753 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]