Feira do Semiárido da UEFS integra eventos sobre políticas públicas

Cartaz anuncia ‘XI Feira do Semiárido’.
Cartaz do XI Feira do Semiárido.
Cartaz anuncia ‘XI Feira do Semiárido’.
Cartaz anuncia ‘XI Feira do Semiárido’.

O 2º Seminário (RE)pensar Feira, o 2º Congresso Internacional de Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (Cieps), organizado pela Incubadora de Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); a 3ª Semana de Agronomia (Semagro), que tem como tema “O profissional Agrônomo: o desafio de saciar nossas expectativas e a sede do semiárido”, organizado pelo Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia da Uefs; e o Encontro Interterritorial de Redes de Comercialização de Produtos do Semiárido.

Todos esses eventos serão realizados simultaneamente durante a 11ª Feira do Semiárido, que tem como eixo temático “Políticas públicas e desenvolvimento territorial: temos sede de quê?”, programada para o período de 23 a 25 de maio de 2018, no campus da Uefs.

O 2º Seminário (RE)pensar Feira tem como objetivo refinar a escuta para aprofundar o diálogo com a cidade e seus problemas, criando um ambiente de articulação que lhe oportunize, com o aprendizado de mais de 40 anos e contribuir com maior qualidade para o enfrentamento dos desafios do sertão baiano.  Assim a Uefs pretende organizar a relação entre os saberes produzidos no campus e os muitos outros centros de saberes que coexistem na urbe, através da  construção de um Observatório da Cidade.

Empreendedorismo é a palavra de ordem do 2º Cieps que tem como foco um questionamento nos destinos das práticas da Economia Popular e Solidária. Uma característica do evento é o esforço para permitir e fomentar o diálogo entre o saber científico e popular. Neste sentido, nos três grupos de trabalho que constituem o eixo do evento serão apresentados, em pé de igualdade, tanto relatos de experiências trazidos por grupos de trabalhadores e trabalhadoras ou por entidades de fomento e apoio às iniciativas da economia popular e solidária, quanto resultados.

A 3ª Semana de Agronomia (Semagro) – O profissional Agrônomo: o desafio de saciar nossas expectativas e a sede do semiárido, evento organizado pelo Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia da Uefs, tem como principal objetivo proporcionar um espaço de discussão para a formação do profissional agrônomo. Atualmente, as discussões acerca do curso de Agronomia giram em torno da possível mudança, não apenas do currículo, mas também do projeto pedagógico.

O Encontro Interterritorial de Redes de Comercialização de produtos do Semiárido, proposto e organizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e União Estadual das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES-BA), integra-se à programação da Feira do Semiárido com o objetivo de discutir e contextualizar o desafio de promover a ampliação do acesso aos mercados institucionais e convencionais para os produtores do semiárido, em uma realidade econômica de recessão e de políticas públicas em crise de financiamento.

Propõe-se a discussão de temas como inovação, tendências e identificação de oportunidades de mercado, estímulo aos produtores, gestão, governança corporativa, recursos disponíveis (humanos, financeiros, estruturais), práticas de produção e comercialização, escala, regularidade, estrutura de custos na produção dos alimentos, e, por fim, a capacidade de organizar e monitorar continuamente a base produtiva que garanta concretamente os valores agregados ao produto.

O público alvo da Feira do Semiárido são agricultores familiares; integrantes de Associações Comunitárias; Movimentos Sociais que discutem e estudam alternativas de convivência com o semiárido; Cooperativas, Associações e iniciativas da economia popular e solidária; incubadoras de iniciativas de economia popular e solidária; Organizações Não-Governamentais – ONGs; professores das Instituições de Ensino Superior da Bahia e da Educação Básica das Redes Pública e Privada; pesquisadores, extensionistas, técnicos, estudantes e gestores públicos interessados nos temas em discussão no evento.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]