Feira de Santana: ciclistas são orientados sobre como agir em caso de acidentes em curso oferecido pela UNAMACS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Unamacs realiza curso sobre primeiros socorros voltados para ciclistas, em Feira de Santana.
Unamacs realiza curso sobre primeiros socorros voltados para ciclistas, em Feira de Santana.
Unamacs realiza curso sobre primeiros socorros  voltados para ciclistas, em Feira de Santana.
Unamacs realiza curso sobre primeiros socorros voltados para ciclistas, em Feira de Santana.

Primeiros socorros, acidentes com animais peçonhentos e traumas são temas que estão sendo abordados no curso destinado a ciclistas, oferecido pela Unamacs, nesta quinta-feira (05/04/2018), no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, e na sexta-feira, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O curso terá prosseguimento na UEFS, na manhã desta sexta-feira, com a professora Ilka Biondi, que vai orientar aos ciclistas como proceder em caso de acidente com animais peçonhentos. Depois, uma equipe do Samu os informará como agir em caso de trauma. O evento está marcado para o auditório 5 do módulo VII.

“São orientações aos praticantes de ciclismo como agir caso possa surgir alguma alteração durante a prática do esporte”, diz o professor e enfermeiro Sebastião Oliveira, facilitador do curso e professor na Unef e FAN. O atleta pode desmaiar, convulsionar, ter hipo ou hipertensão ou uma parada cardiorrespiratória.

Primeiros atendimentos podem salvar uma vida

São informações de como o atleta pode agir para ajudar um companheiro acidentado, por exemplo, até a chegada da unidade de saúde.  Os primeiros atendimentos realizados por uma pessoa treinada pode salvar uma vida. “São informações importantes que bem aplicadas ajudam no processo de ajuda”, diz a coordenadora da Unamacs, Érika Teles.

Ciclista considera fundamental o aprendizado

Praticante de ciclismo há mais de 30 anos, José Mário Lima Pamponet diz que a informação passada aos atletas é de fundamental importância. “A gente vai saber como proceder até que a ajuda profissional apareça, aplicando as normas de primeiros socorros”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]