MPT promove exposição ‘Trabalhadores: mais prevenção no trabalho, mais vidas!’; atividade cultural ocorre na sede do órgão em Salvador

Cartaz anuncia exposição ‘Trabalhadores: mais prevenção no trabalho, mais vidas!’.
Cartaz anuncia exposição ‘Trabalhadores: mais prevenção no trabalho, mais vidas!’.
Cartaz anuncia exposição ‘Trabalhadores: mais prevenção no trabalho, mais vidas!’.
Cartaz anuncia exposição ‘Trabalhadores: mais prevenção no trabalho, mais vidas!’.

Nesta sexta-feira (20/04/2018), às 14h, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Salvador, ocorre a exposição ‘Trabalhadores: mais prevenção no trabalho, mais vidas!’. A exposição objetiva alertar para o grave problema do adoecimento e dos acidentes de trabalho no Brasil. São fotos e textos que revelam a realidade vivida por profissionais de diversos setores da economia, expostos a riscos de quedas, amputações, contaminação por agentes químicos e outras situações que causam forte impacto na Previdência e na vida de milhões de famílias brasileiras. Durante o evento, também será lançada a edição da revista MPT em Quadrinhos sobre o Abril Verde, com distribuição gratuita.

A exposição fica em cartaz até o mês de maio no Memorial do Trabalhador do MPT, que fica na Avenida Sete de Setembro, 2.563, Corredor da Vitória. A visita é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 15h. A exposição faz parte do Abril Verde, campanha do MPT que promove a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção a riscos de acidentes e adoecimentos no trabalho. Ela integra a programação em comemoração à Semana em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, promovida pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Forumat). Durante os próximos dias serão promovidos diversos eventos com temas sobre saúde e segurança de trabalhadores e ainda a reforma trabalhista.

No sábado (21/04) acontece o lançamento do livro Assumindo a Doença – o Drama dos Bancários com LER/Dort, com a palestra do autor, o professor Gilberto Locádio. O evento será no Teatro Raul Seixas, sede do Sindicato dos Bancários, na Avenida Sete de Setembro. 1001, Mercês às 9h. Na segunda (23/04), a partir das 8h30, no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia no Centro Administrativo da Bahia. acontece audiência pública sobre o banimento do amianto na Bahia, e o MPT integra a programação, com uma exposição do procurador do trabalho Pacífico Rocha. Às 9h acontece o painel panorama atual do banimento do uso do amianto no Brasil e no mundo. Às 11h20 o painel experiências de Vigilância da Saúde do Trabalhador, às 15h30, o terceiro painel, ações jurídicas e legislativas de proteção ao meio ambiente e à saúde.

Os eventos seguem na quarta-feira (25/04) com o seminário Terceirização, Precarização do Trabalho, que será realizado às 8h30 no auditório do Ministério Público do Estado, em Nazaré, e terá a presença da procuradora do trabalho e vice-coordenadora nacional da coordenadoria nacional do meio ambiente do trabalho (Codemat) Juliana Corbal. Já na sexta-feira (27/04), será realizado o seminário aprimorando a gestão em saúde e segurança do trabalho, às 8h30 no auditório da Fieb, no Stiep.

Marcando ainda as ações do Abril Verde, o MPT apresenta todas as segundas do mês, em sua página no facebook, os vídeos da série Não Vire Manchete, que são é lançados sempre às 14h e, ao todo, serão cinco episódios. O MPT em Quadrinhos, revista ilustrada do órgão, ganhou edição especial sobre o Abril Verde. A revista estará disponível no Memorial do Trabalhador.

Realizada desde o ano de 2014, a campanha acontece no mês de abril por ser o mês em que se celebra o Dia Mundial de Saúde, comemorado no dia 7, e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28. Essa última acontece desde 1969, quando 78 trabalhadores morreram vítimas da explosão de uma mina, no estado da Virginia, nos Estados Unidos. A data foi instituída após a iniciativa de sindicatos canadenses.

Na Bahia segundo o site Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre os anos de 2012 e 2017, mais de 75 mil acidentes de trabalho foram registrados, levando 582 pessoas a óbito. No estado, o setor hospitalar é o maior causador de acidentes de trabalho, seguido dos setores de construção de edifícios e transporte rodoviário de carga. O Abril Verde visa a diminuição os acidentes de trabalho por meio da conscientização da população dos riscos em todas as áreas laborais, principalmente as consideradas como áreas de risco.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110063 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]