


Familiares e amigos dos velejadores brasileiros presos e condenados pela justiça de Cabo Verde promoveram, neste domingo (15/04/2018), ato em Feira de Santana e Salvador, com a finalidade de prestar solidariedade à tripulação do veleiro Rich Harvest (Colheita Rica) — composta por Rodrigo Dantas, 25 anos, baiano, estudante de engenharia mecânica; Daniel Dantas, 43 anos, baiano, corretor de imóveis; Daniel Guerra, 36 anos, gaúcho, formado em relações interacionais; e o capitão francês Olivier Thomas. Os velejadores foram presos, em 22 de agosto de 2017, pela polícia de Cabo Verde, em decorrência de denúncia anônima por tráfico internacional de drogas.
Protestos por liberdade
A concentração dos protestos por liberdade dos velejadores foi realizada na Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana.
Em Salvador, dezenas de velejadores realizaram cortejo náutico na Baía de Todos os Santos, próximo ao Porto da Barra, cobrando a liberdade dos brasileiros.
Durante os protestos, faixas apresentavam frases afirmando que a justiça de Cabo Verve condenou os brasileiros sem provas.
Vítimas
Relatório da Polícia Federal (PF), encaminha às autoridades de Cabo Verde, indica que os brasileiros foram vítimas de um elaborado esquema de tráfico internacional e que eles não tinham perfil criminal ou antecedes de prática de crime ligadas ao tráfico das drogas, e que não foram responsáveis por introduzir as drogas na embarcação, porque elas se encontram em local de difícil acesso, lacrado com concreto.
Leia +