EUA mostram indisfarçada agressão econômica em relação à Rússia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vladimir Vladimirovitch Putin, presidente da Rússia.
Vladimir Vladimirovitch Putin, presidente da Rússia.
Vladimir Vladimirovitch Putin, presidente da Rússia.
Vladimir Vladimirovitch Putin, presidente da Rússia.

Após o ataque contra a Síria realizado por Washington e aliados, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley , afirmou que o país está preparando novas sanções contra a Rússia devido ao apoio que Moscou oferece ao governo sírio, acrescentando que as medidas devem ser tomadas nesta segunda-feira (16/04/2018).

Comentando as declarações de Washington, o vice-chanceler russo Sergei Ryabkov afirmou que os EUA “mostram uma indisfarçada agressão econômica” em relação à Rússia e prometeu que Moscou não tardará a tomar medidas de resposta.

“Acho que o calendário para debater este importante projeto de lei será elaborado de maneira a que não demore muito tempo — a situação em si exige esforços enérgicos […] A chancelaria considera necessário que tal seja feito de forma rápida”, disse Ryabkov.O vice-chanceler acrescentou também que a Rússia discutiu com seus parceiros do G20 e do BRICS a questão de funcionamento dos mercados mundiais em meio ao agravamento das sanções estadunidenses.

Segundo ele, “sob a pressão das sanções, muitos atores da comunidade internacional aperfeiçoaram o mecanismo de seus sistemas e operadores econômicos”.

Na sexta-feira (13), um grupo de deputados russos, entre os quais o presidente da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo), Vyachaslav Volodin, apresentou um projeto de lei sobre medidas de resposta às sanções dos EUA, prevendo inclusive proibir a importação de produtos agrícolas, bebidas alcoólicas e tabaco dos Estados Unidos.

As novas medidas econômicas contra a Rússia foram anunciadas no início deste mês, quando o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos acrescentou mais 38 empresários, altos funcionários e empresas da Rússia na lista das sanções, respondendo à suposta “atividade maligna” de Moscou por todo o mundo.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113750 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]