Empresas de ônibus de Feira de Santana são orientadas a colocar dispensador de álcool 70 nos veículos

Vigilância Epidemiológica apresenta plano de ação para a Micareta de Feira de Santana.
Vigilância Epidemiológica apresenta plano de ação para a Micareta de Feira de Santana.
Vigilância Epidemiológica apresenta plano de ação para a Micareta de Feira de Santana.
Vigilância Epidemiológica apresenta plano de ação para a Micareta de Feira de Santana.

Para evitar a proliferação do vírus da gripe, empresas de ônibus coletivos de Feira de Santana estão sendo orientadas a colocar o dispensador de álcool 70 nos veículos. A informação é da coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica, Neuza Santos, durante apresentação das ações da Secretaria Municipal de Saúde para a Micareta, na tarde desta quarta-feira (18/04/2018).

Entre as ações preventivas contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está a ética respiratória e higienização correta das mãos. Por este motivo, a Vigilância Epidemiológica está orientando empresas de ônibus coletivos do município, shoppings e camarotes a utilizarem o dispensador de álcool 70. A medida visa evitar a transmissão da doença e de outros vírus em ambientes aglomerados por meio do contato físico.

Segundo a coordenadora da VIEP, nessa época do ano já é esperado um aumento do número de casos que envolvem síndromes gripais, por este motivo ações têm sido realizadas diariamente, e estão sendo intensificadas neste período de Micareta, assim como no pós-festa.

“Estaremos, todos os dias, com equipes no circuito da festa fazendo as orientações necessárias para os foliões e trabalhadores. Alertando sobre a importância de ter cuidado ao tossir ou espirrar, utilizando sempre lenços descartáveis e evitando ficar em locais aglomerados quando se tem sintomas da doença, para não transmitir e nem agravar o caso”, informa.

Além disso, os profissionais das unidades de urgência e emergência, assim como do Posto de Saúde fixo no circuito, foram capacitados para qualquer caso suspeito e investigação de todos os agravos. Equipes da VIEP estarão trabalhando todos os dias para o controle dos casos.

Campanha de vacinação

Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira, 23, e segue até 1º de junho, sendo o dia D 12/05. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 20% das doses do imunizante, que corresponde ao quantitativo de 29 mil doses para os grupos prioritários.

Tem direito a vacina crianças de seis a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, funcionários da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em exceção ao portador da hipertensão sem comorbidade, e professores da rede pública e privada.

Para melhor organizar o fluxo, cada categoria terá um calendário específico.

Confira o cronograma de vacinação:

Profissionais de Saúde – de 23 de abril a 2 de maio

Gestantes, puéperas e idosos – de 14 a 18 de maio

Privados de liberdade e em medidas socioeducativas – 25 de maio a 1º de junho

Crianças – 3 a 12 de maio

Comorbidades e professores – 19 a 25 de maio

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112722 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]