Conscientização do autismo é discutida em sessão especial na Câmara Municipal de Feira de Santana

Sessão especial sobre conscientização do autismo é realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão especial sobre conscientização do autismo é realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão especial sobre conscientização do autismo é realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão especial sobre conscientização do autismo é realizada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Com o objetivo de discutir a conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu, nesta quinta-feira (05/04/2018), sessão especial atendendo Requerimento nº 75/2018, de autoria do Vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira (PSV). O evento reuniu autoridades, familiares, educadores, profissionais de saúde, imprensa e representantes da sociedade civil.

A sessão foi presidida pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que compôs a mesa de honra ao lado da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas; Carlos Leão, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, representando o secretário municipal Ildes Ferreira; Leilane Lacerda Anunciação, apoiadora institucional da Gestão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde; e Cintia Souza, presidente e idealizadora do Projeto Família Azul.

Ao saudar os presentes, o vereador Roberto Tourinho (PV) parabenizou o colega proponente da sessão, pontuou os avanços conquistados e destacou a necessidade de ampliação do debate e de implementação de política públicas de apoio e assistência aos autistas e seus familiares.

“A Câmara demonstra sensibilidade com um problema que vem crescendo e nós precisamos trabalhar no sentido de promover a inserção destas pessoas portadoras de deficiência no convívio social. O Município tem trabalhado para que essa inclusão aconteça. Conheço de perto essa luta, tenho acompanhado os avanços, hoje já é mais fácil identificar o transtorno do espectro autista e é nossa obrigação lutar por políticas públicas de ações afirmativas”, afirmou.

De acordo com Cintia Souza, presidente e idealizadora do Projeto Família Azul, ressaltou que Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a ter um Censo voltado para identificação dos habitantes autistas, tendo hoje mais de 730 autistas identificados. Para ela, o município vive uma nova realidade com a atuação conjunta do poder público, instituições de amparo e familiares de autistas.

“O autismo é desafiador. Estamos aqui porque acreditamos no trabalho que desenvolvemos. Feira de Santana hoje é referência no Estado da Bahia com relação ao autismo e suas ações que são desenvolvidas. O autismo é um transtorno neurocomportamental e nosso papel é fazer com que nossos filhos sejam inseridos na realidade, sem que precisem ser modificados”, destacou, Cintia Souza.

A apoiadora institucional da Gestão de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Leilane Lacerda Anunciação, discursou sobre a intensificação das ações desenvolvidas pelo Município a partir da chegada da Família Azul, no ano de 2017. Leilane afirmou a necessidade do diagnóstico precoce para melhor eficiência do tratamento do autismo.  “Tivemos maior aproximação das secretarias a fim de melhorar a qualidade de vida dessas famílias, com um olhar mais cuidadoso para a questão do autismo. O nosso ponta pé inicial foi fazer o levantamento quantitativo de pessoas com transtorno do espectro do autismo para, a partir daí, desenvolver nossas ações. Temos muitos avanços, mas ainda precisamos avançar muito mais”, concluiu.

Representando o prefeito municipal José Ronaldo de Carvalho, a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, parabenizou o Legislativo feirense pela defesa da causa, ao Governo Municipal pelas ações e à Família Azul pela atuação em prol dos autistas e seus familiares.

“Fazemos as ações clínicas, mas esse olhar diferenciado de que os seres humanos autistas precisam ser respeitados teve início com a Família Azul. Não fazemos saúde pública sozinhos. Lidamos que o maior bem, que é a vida. O prefeito José Ronaldo foi o primeiro gestor municipal da Bahia a vestir a camisa dessa causa e engajar o Município sem medir esforços na assistência aos autistas. Não desistam da luta, por mais difícil que pareça ser. Precisamos caminhar juntos e fazer a diferença”, disse.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]