Campanha Padrinho Nota 10 recolhe doações para diferentes Casas de Acolhimento de Salvador

Campanha Padrinho Nota 10 recolhe doações para diferentes Casas de Acolhimento de Salvador.
Campanha Padrinho Nota 10 recolhe doações para diferentes Casas de Acolhimento de Salvador.
Campanha Padrinho Nota 10 recolhe doações para diferentes Casas de Acolhimento de Salvador.
Campanha Padrinho Nota 10 recolhe doações para diferentes Casas de Acolhimento de Salvador.

A Associação Baiana de Estudo e Apoio à Adoção, Nascidos do Coração (Nascor), em parceria com a 1ª Vara da Infância e Juventude, iniciou, neste mês de abril, a Campanha Padrinho Nota 10. A cada mês será escolhida uma Casa de Acolhimento a crianças e adolescentes de Salvador para ser realizada uma visita técnica e, junto com os dirigentes, fazer o levantamento das principais necessidades. A relação dos itens será divulgada em busca de doações.

O Lar da Criança, situado no bairro da Villa Laura (Rua Arthur D´Almeida Couto, 72), é a instituição escolhida para iniciar o projeto. A lista de itens de necessidade mais urgente, constatada pela visita da Nascor, inclui placas de tatame de EVA para o quarto dos bebês; três computadores; duas cortinas para a janela, tamanho M; cinco berços; e um armário de cozinha. Doação de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e roupa também são bem-vindas.

Instituição filantrópica fundada em 1963, o Lar da Criança recebe menores por meio dos Conselhos Tutelares, da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador e do Ministério Público, com o objetivo de reinserção familiar ou adoção.

A Nascor é formada por pais adotivos e simpatizantes que se interessam pela adoção. A associação, sem fins lucrativos, realiza estudos, apoia e estimula à adoção, desenvolvendo ações que contribuam para garantir o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.

O Presidente da Nascor, Vidal Campos da Silva, explica que a Campanha reforça também o Apadrinhamento do TJBA – programa que incentiva o cidadão a ser um padrinho afetivo (faz visitas regulares), prestador (apoia com seu trabalho) ou provedor (dá suporte financeiro) de criança ou adolescente que vive em Casas de Acolhimento.

“A nossa campanha visa despertar a população para a importância do apadrinhamento através da conscientização, mostrando que não é preciso muito para realizar tão pouco. Nas visitas vamos saber como vivem essas crianças e, em contrapartida, promovemos a campanha de doação”, afirma Vidal.

Para quem participa das reuniões da Nascor, as doações podem ser entregues no próximo encontro, dia 19/05. Já quem não participa e não puder levar na reunião do grupo pode entrar em contato pelos telefones (71) 9 9272-2095 / 9 8228-7305, para agendar e para a equipe da Associação recolher na casa da pessoa.

As reuniões da Nascor acontecem em Salvador no terceiro sábado de cada mês, na Escola Politécnica da Ufba, das 14h às 17h. A cada dois meses, a reunião acontece também em Feira de Santana, na Uefs (sala do LTEC 09 do Labotec 01, módulo 3), no primeiro sábado do mês, das 14h às 17h.

“Isso é o mínimo que a gente, como sociedade civil, pode fazer pensando na convivência familiar e comunitária. Já tenho dois filhos por meio de adoção. Tem várias outras pessoas nessa caminhada e a minha intenção é auxiliá-las”, declara Vidal.

Apadrinhamento

Quem tiver interesse em apadrinhar uma criança que vive em instituições de acolhimentos pode procurar a Vara da Infância e Juventude para fazer a solicitação. A Nascor também atua como parceira do TJBA na campanha e atende pessoas com interesse em ser padrinho. Um psicólogo entrevista o interessado, faz a ficha, se estiver apto a participar, e encaminha para a Vara da Infância.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108746 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]