

As atividades esportivas oficiais de Feira de Santana serão realizadas entre os meses de maio e dezembro, envolvendo cerca de dez mil atletas, entre jovens e adultos, que irão competir em uma das vinte modalidades esportivas. O calendário foi divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na noite desta terça-feira (10/04/2018). A solenidade realizada no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde.
Uma das novidades na programação serão os Jogos Abertos de Feira de Santana com as seguintes modalidades: futsal, handeybol, vôlei, basquete, com destaque para baleado e futevôlei. Está prevista a participação de 900 atletas.
Os demais eventos com os respectivos números de participantes previstos são: Olimpíada Estudantil (4.500); Supercopa de Futebol de Base (700 crianças), nas categorias Sub 13, Sub 15 e Sub 17; Copa Interbairros de Futebol (54 times e dois mil jogadores); Copa Interdistrital de Futebol (oito distritos e 300 jogadores); Corrida de Verão (800 corredores) e os Jogos Paralímpicos (420 paratletas).O prefeito Colbert Martins Filho, após destacar que esse é o primeiro evento oficial que participa como Chefe do Executivo Municipal, ressaltou a importância que o esporte tem como “instrumento de inclusão social”, bem como “o efeito positivo do esporte ao proporcionar uma melhor saúde a quem o pratica”.
“É através do esporte que as maiores nações conseguiram se unir”, disse citando os Jogos de Inverno, que foi marcado pela união entre a Coreia do Norte e Coreia do Sul. “Que o esporte praticado em Feira de Santana seja também uma ponte de ligação entre homens e mulheres”, afirma. Ao apresentar o calendário, o diretor de Esportes, Emerson Brito, observou o aumento do número de eventos e de participantes envolvidos nos últimos cinco anos. Segundo ele, há cinco anos a quantidade de atletas somava 1.500 participantes. “Resultado de um trabalho em equipe, de pessoas engajadas e comprometidas, esse número saltou para dez mil pessoas”, disse pontuando o recorde de participantes na Copa Distrital, em 2017, que também se manteve neste ano, quando está sendo esperada a participação dos oito distritos e 300 jogadores.
“Teremos neste ano grandes eventos no nosso município”, reforça o titular da Secel, pontuando as duas novas modalidades, sendo elas o baleado e o futevôlei, que passam a compor o calendário esportivo. Edson Borges considerou que isso “vai enriquecer ainda mais os jogos promovidos pela Prefeitura”.
Ainda durante a solenidade, foram prestadas algumas homenagens com a entrega de medalhas. Receberam o professor de Karatê Oldack Araújo, pelo trabalho desenvolvido com crianças autistas, e as treze mães da Família Azul; o presidente da Comissão de Arbitragem, Edmilson Michelin; os sargentos do Colégio da Polícia Militar Diva Portela, Mário Menezes e Leonardo Falconery; além das jogadoras do Flamengo.