ALBA concede título de Cidadão Baiano aAmauri Sousa Lima

Amauri Sousa Lima recebe título de Cidadão Baiano.
Amauri Sousa Lima recebe título de Cidadão Baiano.
Amauri Sousa Lima recebe título de Cidadão Baiano.
Amauri Sousa Lima recebe título de Cidadão Baiano.
Amauri Sousa Lima discursa na ALBA, ao receber título de Cidadão Baiano.
Amauri Sousa Lima discursa na ALBA, ao receber título de Cidadão Baiano.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) outorgou, na noite da última quinta-feira (26/04/2018), o Título de Cidadão Baiano para o engenheiro civil, Amauri Sousa Lima. Mineiro de Uberaba, Amauri ocupa atualmente a Superintendência do Departamento Internacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e, na sessão especial de entrega da comenda, reuniu diversas autoridades do Estado.

A proposição da homenagem foi subscrita por Ivana Bastos (PSD), Eduardo Salles (PP), Fabíola Mansur (PSB), Ângela Sousa (PSD) e Zé Raimundo (PT). Durante a sessão especial, dirigida pelo presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD), foi lida duas comunicações. A primeira, a deputada Ângela Sousa justificou a sua ausência em função Congresso Internacional GlobalStone 2018, organizado pelo sistema Fieb, na cidade de Ilhéus, aproveitando a oportunidade para parabenizar o homenageado. A arlamentar disse ainda que votou “sabendo da dedicação, seriedade e presteza que Amauri dedica a Bahia e aos baianos”.

A segunda comunicação, lida pelo presidente da Casa, foi da deputada Fabíola Mansur. Nela, a socialista justifica sua ausência em função de compromissos partidários inadiáveis, “mas me sinto honrada por ser uma das proponentes desta homenagem mais do que merecida, a um dos homens que muito tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento da Bahia”, completou.

Em vídeo, produzido pelo gabinete da deputada Ivana Bastos, que contou com o depoimento de familiares, e dos outros proponentes como o deputado Zé Raimundo, que disse ser “uma alegria muito grande, por que se trata de uma pessoa que tem muito apreço pela Bahia e com a sua seriedade tem melhorado muito as condições das estradas da Bahia”, completou.

Dentre os proponentes da homenagem a única que esteve presente foi Ivana Bastos. Em seu discurso, a deputada falou que desde quando conheceu Amauri, ainda durante as suas caminhadas por Brasília, “pude perceber o quanto seu coração e alma pertenciam à Bahia. Ao vivenciar melhor sua história, tive o prazer de conhecer o homem generoso e amigo. Ao acompanhar seu trabalho frente ao Dnit conheci o gestor competente, receptivo, atento e sensível às demandas dos representantes do nosso Estado”, afirmou.

Nascido em 19 de junho de 1954 em Uberaba(MG), Amauri Lima é filho de baiano com mineira. Cresceu e estudou em sua cidade natal, onde cursou Engenharia Civil pela Faculdade Integrada de Uberaba e em Ciências, pela Universidade Estadual de Mato Grosso, em Cárceres. Ingressou no Departamento Nacional de Estradas de Rodagens em 1982 como auxiliar de residente. Em 2008 teve seu primeiro contato com a Bahia, mas passou apenas 9 meses.

Em 2013 assumiu a Superintendência Regional do Dnit, transferido pelo então ministro dos Transportes Cesar Borges, cargo no qual permanece até hoje. “A gente não escolhe o lugar para nascer, mas escolhe o lugar para servir e amar. E assim Amauri o fez”, afirmou Ivana Bastos. Durante o seu discurso, ela ainda apresentou uma série de obras desenvolvidas na gestão de Amauri frente ao Dnit.

A solenidade contou com a presença de diversos deputados da bancada federal da Bahia, e o presidente Angelo Coronel, deu palavra a todos. Para o deputado federal José Rocha (PR), “a homenagem faz justiça a um homem público que tem grandes serviços prestados não só a Bahia, mas em todo o Brasil”, disse. José Carlos Araújo (PR), ressaltou a simplicidade e presteza de Amauri Lima quando resolve ele mesmo visitar trechos e conhecer as estradas “muitas vezes intransitáveis, mas que com dedicação, busca melhorias e atende os anseios das mais diversas regiões da Bahia”.

Em seguida falou João Carlos Bacelar (PR) que disse ser este dia, “um dia muito importante para o PR, para a Bahia e para os deputados que compõe a bancada da infraestrutura da Bahia”, afirmou. Já o deputado federal Daniel Almeida (PC do B) afirmou que “servidores públicos com a característica de Amauri é raro. Honesto, profissional, técnico e competente. Conhece as estradas, objeto de seu trabalho e sempre tem uma resposta. Amauri Lima é gente que toca a gente com a alma e a valorização da família”, completou.

Dentre os parlamentares federais Cacá Leão foi o ultimo a falar. Afirmou que se sente também como proponente desta honraria. “Amauri merece essa homenagem. Posso dizer que essa é uma homenagem que gostaria de ter proposto. Amauri é um homem muito correto e preocupado com o Dnit não só da Bahia, mas de todo o Brasil”, Para exemplificar, disse que essa semana relatando um PL que cortava R$ 600 milhões no Dnit, recebeu uma mensagem de Amauri, “pedindo para salvar o órgão não só da Bahia, mas de todas as 27 unidades da Federação. Isso demonstra a preocupação dele como servidor”, falou.

Ainda prestando homenagem ao mais novo cidadão baiano, falou o vice-governador João Leão. Depois de pedir uma salva de palmas em pé para Amauri, o vice-governador disse: “Como é gostoso ser querido, né Amauri!”. Segundo João Leão, Amauri veio substituir temporariamente o ex-superintendente, “mas terminou ficando e hoje podemos dizer que é indicação de todos nós”. O vice-governador disse ainda que a solenidade era uma demonstração de como Amauri conquistou os baianos.

Encerrando a solenidade, o homenageado agradeceu a todos os presentes pelo título em especial a Ivana Bastos. Segundo Amauri Lima, “quando se recebe uma honraria como esta, se trata de reconhecimento por importantes serviços prestados ao estado, à comunidade”. Amauri ressaltou que o reconhecimento é uma parte essencial na vida de todo ser humano, principalmente no âmbito profissional.

“Ao obter o reconhecimento pelo trabalho e pelos resultados obtidos, nos motiva e permite alavancar novas ideias e mais dedicação em tudo que fazemos”, completou. Lembrou ainda que apesar da homenagem ser dirigida a ele “ela atinge a toda equipe do Dnit, a todos os meus familiares, que me apoiam e a todos que direta ou indiretamente contribuem para esses resultados”, concluiu.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108666 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]