Vereador afirma que vai acionar a Justiça em defesa dos cobradores de ônibus de Feira de Santana

Edvaldo Lima: não irei me calar enquanto pais e mães de família perdem empregos.
Edvaldo Lima: não irei me calar enquanto pais e mães de família perdem empregos.
Edvaldo Lima: não irei me calar enquanto pais e mães de família perdem empregos.
Edvaldo Lima: não irei me calar enquanto pais e mães de família perdem empregos.

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (27/03/2018), na Casa Legislativa de Feira de Santana, o vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou que irá acionar o Ministério Público e a Justiça do Trabalho em defesa dos cobradores do sistema de transporte coletivo da cidade que estão ameaçados de serem demitidos. De acordo com o edil, 530 cobradores perderão o emprego.

Destacando a importância da função do cobrador, Edvaldo reafirmou o apoio à luta da categoria. “Depois que me pronunciei nesta Casa, os empresários começaram a substituir profissionais por catracas eletrônicas. Não irei me calar enquanto pais e mães de família perdem empregos. Durante os 27 anos em que trabalhei como motorista sei que é o cobrador é essencial no veículo. É ele quem orienta o passageiro, ajuda os deficientes. Permitir que essas pessoas de bem fiquem desempregadas é inadmissível”, protestou.

O vereador do PP cobrou apoio ao vereador Alberto Nery (PT) para defesa da categoria. “O vereador Nery ainda não subiu a esta tribuna para tratar desse problema”, reclamou.

O vereador Gilmar Amorim (PSDC) negou que Nery esteja omisso à situação. “Estive conversando com uma cobradora na semana passada e ela informou que o vereador Alberto Nery está sim apoiando a categoria”, afirmou, lembrando que o vereador do PT está afastado das atividades recuperando-se de uma cirurgia.

Na oportunidade, Edvaldo Lima agradeceu ao superintendente municipal de Trânsito de Feira de Santana, Maurício Carvalho, pelas intervenções que estão sendo realizadas para melhoria do trânsito na cidade, como a abertura dos dois retornos na Avenida João Durval Carneiro.

Edvaldo Lima destaca importância dos cobradores de ônibus

O edil Edvaldo Lima (PP) voltou a falar da importância do cobrador no transporte coletivo urbano. Segundo ele, a demissão destes profissionais é uma manobra das empresas de ônibus para reduzir custos.

“Exigir que os motoristas exerçam a função de motorista e cobrador, acumulando função, fere o artigo 28 do Código de Trânsito, onde afirma que o motorista deve ter total atenção e domínio na condução do ônibus. Além de realizar dupla função, os motoristas ainda ganham menos e não podemos permitir isso”, pontuou Edvaldo.

O edil pontuou onde funções desempenhadas pela figura do cobrador, a exemplo de operar o elevador de deficientes, fornecer informações sobre endereços e destinos, auxiliar em caso de passageiro que passar mal dentro do ônibus, ajuda nas manobras realizadas pelo motorista, zela pela manutenção e organização do veículo e mais. Volto a clamar para que permaneça a figura do cobrador. Irei buscar o Ministério Público e a Justiça do Trabalho, se necessário. Tenho certeza que nosso prefeito não permitirá a demissão desses trabalhadores, pois se trata de manobra das empresas para reduzir custos”, pediu.

Ainda no uso da tribuna, Edvaldo relatou um acidente ocorrido no Rio de Janeiro, onde oito pessoas morreram. “O motorista ficou segurando o troco de um passageiro porque fazia uma manobra. Enquanto segurava discutiu com o passageiro, perdeu o equilíbrio e caiu em um viaduto. Oito pessoas foram mortas. Relato isto para mostrar que o motorista deve ficar atento apenas à condução do ônibus”, disse.

Em aparte, o vereador Ewerton Carneiro (Tom, PEN), parabenizou Edvaldo pelo pronunciamento. “Parabéns também por se lançar pré-candidato a deputado federal. Tem meu respeito e os evangélicos precisam reconhecer esta situação e apoiar quem é do povo”, findou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.