UFBA estende exposição de Sebastião Salgado sobre Povos Indígenas

UFBA estenMembros de tribo indígena Korubo, do Vale do Javari, são fotografados por Sebastião Salgado.de exposição de Sebastião Salgado sobre Povos Indígenas.
Membros de tribo indígena Korubo, do Vale do Javari, são fotografados por Sebastião Salgado.

A exposição ‘Índios Korubo: Vale do Javari’, de Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial, poderá ser visitada pelo público até a próxima sexta-feira, dia 23 de março de 2018,  das 9 às 17 horas, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia. A mostra, composta por 15 fotografias, foi uma das atrações culturais de maior destaque do Fórum Social Mundial, que aconteceu em Salvador de 13 a 17 de março de 2018. A entrada é franca.

Isolados da civilização no Vale do Javari, na selva amazônica, os índios Korubos vivem sob a ameaça constante da exploração de seu território por madeireiras, mineradoras e até por construtores de hidrelétricas. A mostra evidencia a dificuldade dos Korubos, que não falam Português e têm costumes e códigos sociais próprios, em preservar a sua cultura frente às pressões econômicas que chegam de todos os lados. Isso sem falar na ameaça dos vírus e bactérias, trazidos pelos “invasores” e contra os quais os índios, por força de seu isolamento, não têm resistência nenhuma.

“Esta mostra, além da natural qualidade do trabalho de Salgado, questiona a falta de preocupação da sociedade para com a cultura indígena, e se insere dentro de uma preocupação maior do fotógrafo com esses povos isolados”, opina Maria Hilda Paraiso, diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e uma das responsáveis pela vinda da exposição à Bahia.

Sebastião Salgado, fotógrafo e ativista ambiental.
Sebastião Salgado, fotógrafo e ativista ambiental.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111133 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]