UEFS apresenta experiência de turma especial de Direito no Fórum Social Mundial 2018

UEFS apresenta experiência de turma especial de Direito no Fórum Social Mundial 2018.
UEFS apresenta experiência de turma especial de Direito no Fórum Social Mundial 2018.

A Roda de Conversa ‘Universidade e Sociedade: um debate sobre Educação Jurídica a partir da experiência da Turma de Direito Elizabeth Teixeira’ é a atividade que será promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), durante o Fórum Social Mundial (FSM) que ocorre no campus de Ondina (Salvador) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no período de 13 a 17 de março de 2018. A atividade está programada para o dia 14 (quarta-feira) de março, a partir das 14:30 horas.

A proposta se insere no eixo temático ‘Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos’ e pretende promover o debate mais amplo sobre a relação da Universidade com a transformação social e, em particular, suscitar uma discussão sobre os caminhos possíveis para desconstrução do saber jurídico dominante e positivista, particularmente, a partir dos cursos de graduação em Direito para Assentados da Reforma Agrária, no caso específico, a experiência da Turma de Direito Elizabeth Teixeira da Uefs.

Com o lema ‘Resistir é criar, resistir é transformar’, o FSM reunirá pessoas e experiências de diversos lugares e países, como um espaço privilegiado para as perspectivas que resistem à desumanização capitalista, ao tempo que formulam e tentam construir um outro mundo possível

Paralelamente, no período de 12 a 16 de março, será desenvolvido no campus da Uefs o seminário ‘Movimentos Sociais e a Produção dos Direitos Humanos: internacionalizando lutas e resistência’, com atividades sediadas no auditório 5, localizado no módulo 7.

Programação

12 de março

Oficina: ‘Advocacia Popular e democratização do acesso à terra’

Mediador: Juvelino Jose Strozake (Advogado e Doutor em Direito pela PUC/SP)

Auditório 5 – Módulo 7

Horário: das 8:30 às 12 horas

Conferência: ‘Sociologia Viva: pesquisa de campo em conflitos na teoria crítica’

Mediador: Ana Maria Motta Ribeiro (Doutora em Sociologia pelo CPDA/UFRRJ. Professora do PPGSD. Coordenadora do Observatório Fundiário Fluminense)

Horário: das 14:30 às 18 horas

14 de março

Atividade ‘Roda de conversa Universidade e Sociedade: um debate sobre Educação Jurídica a partir da experiência da Turma de Direito Elizabeth Teixeira/UEFS’

Mediação e debate: Turma de Direito Elizabeth Teixeira, professores e convidados

UFBA – Campus Ondina, Salvador

Horário: das 14:30 às 18 horas

15 de março

Atividades diversas do Fórum Social Mundial

UFBA – Campus Ondina, Salvador

Horário: das 8 às 18 horas

16 de março

Oficina: ‘Criminalização, movimentos sociais e direitos humanos’

Facilitador: Jairo Rocha Ximenes Ponte (mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Auditório 5 – Módulo 7

Horário: das 8:30 às 12 horas

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116841 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.