UE retira embaixador da Rússia e países consideram expulsar diplomatas russos

Vladimir Vladimirovitch Putin.
Vladimir Vladimirovitch Putin.
Vladimir Vladimirovitch Putin.
Vladimir Vladimirovitch Putin, presidente da Rússia.

Os líderes da União Europeia (UE) decidiram em sua cúpula em Bruxelas retirar da Rússia o embaixador do bloco comunitário, Markus Ederer, informou o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. E a medida pode ser a primeira de uma série relacionada ao caso do envenenamento de um ex-agente duplo russo no Reino Unido.

“Decidimos retirar o embaixador da União Europeia na Rússia”, disse Löfven, citado pela assessoria de imprensa do Conselho Europeu.

Em outra frente, vários países europeus estão considerando a expulsão de diplomatas russos ou ainda a retirada dos seus embaixadores de Moscou, em ações também relacionadas ao envenenamento em Salisbury, no Reino Unido, de Sergei Skripal e de sua filha, Yulia, com um agente químico nervoso.

“Alguns Estados membros estão considerando a possibilidade de expulsar diplomatas russos ou chamar de volta os seus diplomatas que estão na Rússia”, afirmou um oficial sob a condição de anonimato à Agência AFP.

Para os líderes europeus, é “muito provável” que a Rússia seja responsável pelo ataque no Reino Unido, algo que o Kremlin nega categoricamente. Para a primeira-ministra alemã Angela Merkel, os países europeus devem se manter unidos e novas medidas punitivas contra Moscou não estão descartadas.

“Estamos determinados a reagir unidos, com a linguagem que usamos aqui, mas também sendo possível por meio de medidas adicionais”, comentou Merkel ao final do encontro em Bruxelas.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108644 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]