TRE: desembargador Jatahy Júnior realiza correição eleitoral em Barreiras; contemplando mais 15 cidades circunvizinhas, trabalho objetiva diminuir acervo de processos

Desembargador Jatahy Fonseca Júnior realiza correição na região de Barreiras.
Desembargador Jatahy Fonseca Júnior realiza correição na região de Barreiras.
Desembargador Jatahy Fonseca Júnior realiza correição na região de Barreiras.
Desembargador Jatahy Fonseca Júnior realiza correição na região de Barreiras.

O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, e servidores do Regional baiano, realizam correições eleitorais em Barreiras, e em outras 15 cidades circunvizinhas. Iniciado na segunda-feira (26/02/2018), o trabalho na região segue até 7 de março, e visa diminuir o acerco de processos pendentes nas zonas eleitorais no interior do estado.

As correições foram adotadas após a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) detectar que a Bahia é o estado brasileiro com o maior número de ações paradas. “Nós temos hoje processos que dependem de decisões e impulso nas zonas eleitorais em toda a Bahia com uma quantidade maior do que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul”, ponderou Jatahy.

De acordo com o corregedor eleitoral, cerca de 80% dos processos são relativos às prestações de contas dos candidatos a prefeitos e vereadores nas Eleições 2016 e ainda de prestações geradas no Pleito de 2012. A expectativa é que ainda neste primeiro semestre do ano em curso o acervo processual da Bahia seja reduzido.

Polo Barreiras

Pertencente às zonas eleitorais 70ª e 75ª, Barreiras foi escolhida como o primeiro município-sede das correições, que contemplará ainda Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana e Eunápolis.

Confira abaixo o quadro com todas as zonas que estão tendo seus processos eleitorais analisados na primeira fase da força tarefa:

ZONA MUNICÍPIO
70 e 75 Barreiras
182 Riachão das Neves
205 Luís Eduardo Magalhães
187 Formosa do Rio Preto
100 São Desidério
72 Santa Maria da Vitória
124 Correntina
71 Bom Jesus da Lapa
94 Oliveira dos Brejinhos
97 Santa Rita de Cássia
126 Angical
98 Cotegipe
99 Santana
190 Serra Dourada
173 Ibotirana
61 Coribe
Sobre Carlos Augusto 9707 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).