TJBA promove palestras e oferece serviços gratuitos para a população na Semana da Mulher

Tribunal de Justiça da Bahia realiza 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.
Tribunal de Justiça da Bahia realiza 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.
Tribunal de Justiça da Bahia realiza 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.
Tribunal de Justiça da Bahia realiza 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa.

Abuso sexual nos transportes públicos e feminicídio são as temáticas que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) coloca em debate na semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As discussões sobre ambos os temas acontecem nesta segunda-feira (05/03/2018), das 13:30 às 17:30 horas, no auditório do edifício-sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Além de trazer para a discussão importantes temas de enfrentamento à violência contra a mulher, o TJBA promove diversas ações sociais, abertas ao público, durante a semana, de 5 a 9 de março. O objetivo é contribuir para minimizar situações de violação de direitos e fortalecer a rede de proteção.

As ações estão inseridas na 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, que acontece em todos os Tribunais de Justiça, na tentativa de sensibilizar a sociedade e concentrar esforços na luta contra a violência doméstica. No TJBA, a Coordenadoria da Mulher promove as atividades, com o apoio da Universidade Corporativa (Unicorp).

Serviços

Entre os serviços oferecidos está a realização de mamografia pela Unidade Móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, de 5 a 8 de março. Para atendimento é necessário original e cópia do Cartão SUS, Documento de Identificação com foto e comprovante de residência.

A Feira de Serviços promovida pelo TJBA conta também com o cadastramento para o Bolsa Família; atendimento pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar, e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que desenvolve ações sociais voltadas ao cidadão ou família em situação de violação de direitos.

Tem ainda a oferta de alguns serviços odontológicos; medições de pressão ocular, arterial e glicemia; serviço nutricional; e atendimento estética. Para o público externo serão distribuídas cem senhas por dia, a partir das 8 horas. As ações serão realizadas no edifício-sede do TJBA, das 9 às 17 horas.

Palestras

O Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, e a Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Desembargadora Nágila Brito fazem a abertura das palestras, no dia 5, às 13:30 horas.

A juíza Tatiane Moreira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, faz a palestra sobre ‘Abuso sexual nos transportes públicos: pelo direito das mulheres transitarem em segurança’. Em seguida, a professora na área de Direito Penal, da Universidade Federal da Bahia, Ana Gabriela Ferreira, explana sobre ‘Feminicídio – Cultua e discurso judicial’.

Após as exposições, o público presente poderá fazer questões e debater os temas com as expositoras. As palestras são abertas ao público e a participação é gratuita. Os debates também serão transmitidos pelo canal do YouTube do TJBA

Para finalizar as ações da Semana da Mulher, o TJBA promove na sexta-feira (9), uma reunião da Rede de enfrentamento à violência contra a Mulher, às 9:30 horas, no auditório do edifício-sede.

Armário Solidário

Em paralelo às palestras e aos serviços, o TJBA realiza a campanha Armário Solidário, com arrecadação de roupas, sapatos e bijuterias para doação às instituições do Grupo de Trabalho da Rede de Proteção à Mulher. O posto de recolhimento dos donativos está localizado na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA, no CAB.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]