Segunda apresentação do ‘Chulas no Paschoal’ é realizada em Salvador

Roberto Mendes realiza segunda apresentação no projeto 'Chulas no Paschoal'.
Roberto Mendes realiza segunda apresentação no projeto 'Chulas no Paschoal'.
Roberto Mendes realiza segunda apresentação no projeto 'Chulas no Paschoal'.
Roberto Mendes realiza segunda apresentação no projeto ‘Chulas no Paschoal’.

Depois de uma estreia linda, com plateia lotada de soteropolitanos, muitos deles moradores do Bairro do Santo Antônio, com o impacto da presença da manifestação cultural Nego Fugido, de Acupe, e uma belíssima participação de Lazzo, Roberto Mendes realiza nesta sexta-feira (02/03/2018), às 20 horas, sua segunda apresentação pelo ‘Chulas no Paschoal’, a mais nova ação do Projeto Pelourinho Dia e Noite. No segundo show, mais uma vez de forma intimista, “como se fosse no quintal de casa, para amigos”, como disse Lazzo na noite de estreia, Roberto Mendes recebe capoeiristas de Santo Amaro e o compositor, poeta e parceiro José Carlos Capinam.

A nova ação do Pelourinho Dia e Noite tem como princípio prestigiar manifestações relevantes da nossa cultura, que sejam singulares, especiais, por isso promove o encontro das várias Bahias nas apresentações. “Considerando que Santo Antônio é um bairro diferenciado da nossa cidade decidimos fazer um projeto intimista, que terá certamente continuidade, onde os conceitos de integração, de reafirmação e de encruzilhada cultural norteiam a construção de ações e chamam para uma reflexão sobre os rumos da nossa cultura”, afirma Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secult que coordena o Pelourinho Dia e Noite.

O show de Chulas

Pesquisador das tradições e costumes do Recôncavo Baiano, Roberto Mendes revisita seu repertório, além de apresentar ao público músicas inéditas, brotadas de seu debruçar-se sobre a origem do samba na Bahia. No show, ele canta músicas em parceria com Capinam e Jorge Portugal, como O Samba Antes do Samba; Na Fé, na Festa, na Dança; Bom Começo; Do Recôncavo; Maria da Canção; Mãe Senhora e Massemba.

“O Chulas no Pascoal é um projeto que traz como proposta um show com instigantes composições musicais, que fogem do lugar comum, atiçando o imaginário do público com chulas – ritmo tradicional do Recôncavo que une canções aos sotaques – e com os xaréus, que são cantos de puxada de rede, feitos em parceria com Nizaldo Costa, Capinan e Jorge Portugal, e assim expõe no palco sua relação com o tempo”, afirma Roberto Mendes.

Sobre o Pelourinho Dia e Noite

Esta nova etapa do Pelourinho Dia e Noite teve início em outubro de 2017 com um calendário intenso de atividades, que de domingo a domingo movimentam o Centro Histórico de Salvador. São ações calendarizadas que promovem ações culturais, em múltiplas linguagens: música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e história da Bahia e integram o Programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico, e que foram concebidas e são coordenadas pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Toda a programação está disponível no site www.pelourinhodiaenoite.com.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112544 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]