Secretário Estadual Josias Gomes faz palestra a 37 oficiais superiores da PM e Corpo de Bombeiros da Bahia

Secretário Estadual Josias Gomes ao lado de membros da Polícia Militar da Bahia.

Secretário Estadual Josias Gomes ao lado de membros da Polícia Militar da Bahia.

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), fez na tarde de quinta-feira (22/03/2018) uma palestra a 37 tenentes-coronéis e majores da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militares (CBM) dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Roraima, e Rio Grande do Sul.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no CAB, e faz parte do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública, ministrado pelo coronel Adaílton Maurício Costa, chefe de Gabinete da Casa Militar do Estado da Bahia.

Segundo o coronel Maurício Costa, o objetivo principal do curso é habilitar os oficiais superiores para o desempenho das funções estratégicas da corporação e permitir que eles alcancem o cargo de coronel, o mais elevado da PM.

O tema da palestra de Josias Gomes foi “As relações institucionais e suas implicações na governança e na governabilidade”. Em sua fala aos oficiais militares, Josias Gomes destacou o papel desempenhado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) na prevenção e intermediação de conflitos sociais.

“Nós realizamos frequentemente mesas de mediação de conflitos com a participação dos agentes sociais envolvidos, representantes do governo estadual, e da Polícia Militar, entre outros, para prevenir e atuar na solução de conflitos”, informa o secretário.

Segundo ele, essa postura solucionou – sem traumas e perdas de vidas – todos os conflitos que ocorreram nos últimos anos na Bahia. “Essa interlocução com os movimentos sociais, a Polícia Militar, dirigentes sindicais, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, e vereadores, sintetiza o papel da Serin, que é principal porta de entrada desses agentes ao governo do Estado”, destaca Josias Gomes.

O coronel Maurício Costa salienta o papel da corporação na formação dos oficiais superiores. “Esse curso de capacitação é ministrado na Academia da Polícia Militar, localizada na Vila Militar do Bonfim. Ele tem a duração de 6 meses, com diversas disciplinas, e a edição deste ano começou neste mês de março, com aulas teóricas, e um trabalho técnico – dissertação ou monografia – que habilitam os oficiais aprovados a promoção à patente de coronel”, informa o coronel Maurício Costa.

Segundo ele, a palestra de Josias Gomes foi extremamente positiva e com boa receptividade pelos alunos oficiais, que fizeram várias perguntas e debateram o tema com o palestrante. “Foi excelente a avaliação que fizemos após a palestra. Alcançamos nosso objetivo e vamos fazer outras ao longo do curso. Já temos agendadas palestras com André Curvello, secretário de Comunicação do Estado, Cézar Lisboa, chefe de Gabinete da Secretaria de Justiça do Estado, e o coronel Carlos Augusto Gomes Souza e Silva, chefe da Casa Militar da Governadoria”, conclui o coronel Maurício Costa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]